Jogos de aplicativos móveis existem aos montes e a cada dia novos games surgem nas lojas da Android e iOS. Da mesma forma, essa diversão é utilizada por 66,5% dos usuários, segundo a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, realizada pelo Opinion Box. A prática é mais comum entre as mulheres (69,5%) do que entre os homens (63,6%). Além disso, a proporção de jogadores é maior entre os mais jovens: 72,8% na faixa entre 18 e 29 anos; 67,2%, entre 30 e 39 anos; e 47,1%, entre aqueles com mais de 50 anos.
Um ponto peculiar do estudo é que esses jogos, tradicionalmente, têm vida útil curta. Porém, o Candy Crush se destaca como exceção. Há quatro anos no mercado brasileiro, o jogo é o mais utilizado pelos brasileiros em seus smartphones. Sendo opção de 15% dos entrevistados. O segundo lugar é ocupado pelo Farm Heroes, citado por apenas 3,1% dos jogadores móveis.
O levantamento foi feito com 1.958 entrevistados de forma online com pessoas que acessam a Internet e possuem smartphone. Foram respeitadas as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,2 pp e o nível de confiança é de 95%.