Cenário de baixa atividade econômica e restrição ao crédito pode diminuir até mesmo a compra do Dia dos Namorados deste ano. A prova está no fato de que 52,4% das pessoas pretendem gastar menos na compra para o 12 de junho, em relação ao ano passado. As principais justificativas desta maioria são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%). Esses dados foram traçados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Entre os 29,9% que pretendem gastar mais esse ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente melhor, 30,8% dizem ser devido aos preços mais altos dos produtos e apenas 18,5% por causa de uma eventual melhoria de salário. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico, determinante para o comportamento das vendas, também tem impacto em datas comemorativas como o Dia dos Namorados. “A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos.”
O valor médio que os entrevistados pretendem gastar é de R$ 138,00 e 76,3% deles afirmaram que comprarão apenas um presente esse ano. O preço pode influenciar nesse número: quase 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014. Quando analisado o perfil de quem vai presentear no Dia dos Namorados, 67,9% pretendem comprar presentes para o esposo(a) e 26,2% para o respectivo namorado(a). E são os homens os que mais pretendem agradar o cônjuge: 76,7% contra 59,6% entre as mulheres que presentearão o marido. O valor médio previsto para ser gasto com o presente também é maior quando perguntado aos homens: eles pretendem gastar em média R$ 164,00 – já as mulheres, R$ 114,00.
A pesquisa também revelou que a roupa é o principal item escolhido, com 46,5% das respostas. Logo após aparecem calçados (22,2%), perfumes ou cosméticos (22,2%), acessórios de moda (10,3%) e o próprio jantar como presente (8,1%). O shopping center é o principal lugar onde as pessoas têm a intenção de comprar os presentes (45,3%), mas também aparecem as lojas de rua (22,8%) e as lojas virtuais (9,7%). Quanto à comemoração, quase metade dos entrevistados (49,3%) disse que irá celebrar a data em casa – apenas 18,5% pretender sair para restaurantes. A comemoração em motéis aparece em terceiro lugar com 8,1% das citações.
PAGAMENTO À VISTA
Entre as formas de pagamento que pretendem utilizar para compra do presente, destaca-se o pagamento à vista. O dinheiro é a principal modalidade (57,7%), bem à frente da escolha pelo cartão de débito (7,1%). Além disso, foi citado o cartão de crédito à vista (16,4%) e o cartão de crédito parcelado (15,7%). “Isso mostra que a grande maioria das pessoas vai comprar presentes à vista. O momento é de fazer reservas e não se endividar e o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro”, explica Marcela.