Geac reforça estratégia de BPM

A Geac, empresa canadense de ERP financeiro, investe em Business Performance Management. “BPM é um conceito de gestão de negócio que visa buscar nas empresas o que mais pode ser feito, além do ERP ou do BI, para melhorar a performance dos processos”, explica Brunella Armentano de Moraes, gerente-geral da Geac Computer para América do Sul. Faz parte desta estratégia a parceria com a Cognos, empresa de BI, a aquisição do Extensity, efetuada em março deste ano, e a compra da Comshare finalizada em agosto, empresa de software de gestão de desempenho corporativo. Atualmente, vários institutos de pesquisas apontam o BPM como uma tendência. O Gartner Research, por exemplo, classifica as empresas preparadas a desenvolver projetos de BPM como visionárias.

“Sabemos que não existe uma empresa 100% automatizada. Outro cenário é que os ERPs não chegam a cubrir 30% dos processos de uma empresa. Ou sejam, 70% dos processos não são integrados e necessitam ser cobertos por outras soluções. Com tantos dados espalhados, a tendência é que os projetos evoluam para além dos muros da performance interna. É neste cenário que entram os projetos de BPM”, explica Moraes.

“Percebemos que até as aplicações de Business Intelligence estão sendo usadas apenas no operacional. Com o BPM, mostramos para o cliente quais os benefícios e funções a mais que ele pode extrair da sua estrutura de TI que até então não estavam sendo utilizados. O BI é uma parte do BPM que, dentro deste conceito de gestão de negócio, deve privilegiar ações estratégicas e ser usado como uma fonte de informações gerenciais para, por exemplo, viabilizar uma análise de Balance Scorecard, ou para ter melhor gerenciamento do budget, com dados exatos sobre os valores empenhados e compromissados,” enfatiza Brunella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima