Gemalto lança SIM Card contactless

0
9


Imagine fazer comprar apenas aproximando o celular de uma leitora e já ter o valor debitado da conta ou pagar a passagem de ônibus com o aparelho desligado. Tudo isso já e possível em alguns países da Europa. Paris oferece nos metrôs a possibilidade dos usuários pagarem as passagens com celular.

É isso que a Gemalto, empresa que trabalha com segurança digital e soluções móveis, apresenta no 3GSM World Congress, em Barcelona – as multifuncionalidades que o SIM Card Contaclesss pode oferecer. Entre elas, um cartaz de ponto de ônibus que, ao aproximar o aparelho, envia para o celular um mapa de Barcelona. A tecnologia possibilita a troca de qualquer tipo de dados, como programação de entretenimento, promoções e informações úteis.

O procedimento consiste em um SIM Card com o aplicativo contacless e uma antena na capa traseira do celular para promover a conexão e uma leitora conectada ao sistema ou com uma operação independente. Na transação de débito/crédito, por exemplo, a leitora contacless fica acoplada a um POS ligado a rede de autorização de crédito, com a digitação de uma senha. Já para o transporte, a maquina lê os créditos pré-pagos e debita a viagem – o que possibilita funcionar mesmo sem bateria. A expectativa é que o mercado desenvolva um modelo de negócios de parceria entre bancos e operadora e ofereça celulares com essas facilidades para ganhar novos clientes.