Genius lança solução para TV digital

0
5


O Genius Instituto de Tecnologia acaba de dar um passo para explorar as possibilidades abertas pelo advento da TV digital no Brasil. O cetro de pesquisa firmou parceria estratégica com instituições do meio científico e acadêmico para implementar e colocar em produção um middleware totalmente nacional – o Ginga -, destinado a dar suporte à interatividade da nova televisão.

A iniciativa foi concretizada em acordo celebrado no início de fevereiro, pelo qual o Genius atuará conjuntamente com a Dynavideo, centro de desenvolvimento de software especializado no setor, sediado na Paraíba. Ambos os parceiros terão a tarefa de industrializar o Ginga, que foi desenhado por pesquisadores da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). As duas universidades, conforme os termos acertados, repassarão o código, além de todo o know-how e a expertise necessários à execução da empreitada.

O produto final poderá ser utilizado em qualquer terminal: tanto em set-top boxes (propiciando a recepção dos sinais por parte dos equipamentos analógicos) quanto em receptores de televisores digitais ou de dispositivos móveis. Ele deverá, segundo as metas traçadas, estar disponível no mercado até o fim deste ano, quando serão iniciadas as transmissões no País. A Gradiente, grande fabricante nacional de eletroeletrônicos, já desponta como um cliente em potencial no uso da solução, a qual, de resto, pode ser empregada em aparelhos de qualquer marca.