Gestão da cadeia de suprimentos



As soluções de BPO (Business Process Outsourcing) desenvolvidas pela TCI geraram benefícios para a gestão da cadeia de suprimentos da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC-RJ), com movimentação de estoque em torno de R$ 750 milhões. Em 15 meses de atendimento, os resultados dos novos processos implantados, bem como o redesenho dos que já eram adotados, geraram economia para a SESDEC-RJ por meio de ganhos em gestão de informações e estoques para abastecer 51 unidades de saúde e 92 municípios do Estado.

 

Para alcançar as melhorias propostas pela empresa, como redução de custos aliada à maior agilidade dos processos e melhora da qualidade do atendimento à população, a TCI optou por adotar tecnologias de ponta como sistema WMS, digitalização de documentos, rastreadores de veículos via satélite, além de controle logístico via Internet para a integração total entre a Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) e os demais almoxarifados e farmácias hospitalares da rede estadual de saúde.

 

“Antes de a SESDEC-RJ terceirizar a gestão da cadeia de suprimentos com a TCI, a CGA respondia pelo suprimento de apenas 15% das demandas da rede estadual de saúde, enquanto os outros 85% se davam por meio de compras diretas e descentralizadas. Com o novo modelo e uso de tecnologias adequadas, a CGA/TCI passou a atender 100% das demandas da rede estadual de saúde. Porém, para isso, se fez necessário a implantação de um novo Centro de Distribuição com 17.000 m2”, conta Roberto Marinho Filho, presidente da TCI.

 

Por meio da terceirização do controle de suprimentos pela TCI, a população do Estado assistiu a evolução dos serviços prestados pela SESDEC-RJ. Além da centralização das compras para atender a demanda das unidades estaduais de saúde, a gestão permitiu ao Estado dispor de controle dos prazos de usos dos medicamentos. Quando a companhia foi contratada, por exemplo, o inventário identificou 115 mil quilos de medicamentos e materiais vencidos, enquanto, atualmente, a TCI envia diversos “alertas” à Secretaria sobre os itens a vencer no prazo de 30, 60 e 90 dias para evitar vencimento de produtos nas dependências da CGA e viabilizar sua utilização em tempo hábil.

 

Neste contexto, vale frisar que antes de a TCI assumir a gestão de suprimentos, a SESDEC-RJ estimava em 15% as perdas provenientes de quebra de estoque, furtos, erros de recebimento e expedição e, hoje, estas perdas são inexistentes, além do fato de toda a responsabilidade pelos estoques da Secretaria estar a cargo da própria TCI. Já os almoxarifados dentro dos hospitais trabalhavam com excessos de determinados itens e faltas de outros. A TCI passou a gerenciar os almoxarifados dos 24 maiores hospitais do Estado, identificou os respectivos históricos de consumo, realocou os produtos em excesso para CGA e passou a abastecer automaticamente esses almoxarifados semanalmente.

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