Gestão de TI estratégica

0
17


A CSC Brasil traz para o mercado nacional o BMC Atrium – CMDB, solução de banco de dados para gerenciamento de configurações de TI baseado na abordagem federada, isto é, ele consolida as informações obtidas de vários sistemas, dispensando a necessidade de o usuário ter um único repositório de dados, gigantesco e monolítico – e de atualização problemática. O produto foi desenvolvido pela BMC Software. Ele apresenta uma arquitetura para a integração, reconciliação e consolidação de todas as informações necessárias para o gerenciamento de configuração e mudanças e para os demais processos do modelo ITIL.

“O BMC Atrium – CMDB é o método mais inteligente e flexível de compartilhar dados para o gerenciamento da infra-estrutura de TI e do impacto dos serviços nos negócios”, explica Mario Gajanigo, gerente geral da Unidade de Negócios Service Management da CSC Brasil. “Ele consolida os conjuntos de dados dispersos nos sistemas da empresa, fornecendo uma visão precisa, abrangente e confiável de todo o ambiente de TI, tornando mais fácil administrá-lo e fazer mudanças”, acrescenta.

O BMC Atrium – CMDB faz o gerenciamento de todos os componentes, também chamados de itens de configuração, de uma infra-estrutura de TI: componentes físicos, como servidores, storage e dispositivos de redes; lógicos, como sistemas, bancos de dados, aplicações, topologias, configurações e interdependências; e conceituais, como os processos, tanto de negócios quanto de serviços, incluindo os acordos de nível de serviço (SLA´s) e alocação de recursos humanos em projetos específicos.

“Ter dados confiáveis requer mais do que um banco de dados. Requer uma boa estratégia de gerenciamento de configuração que consolide e faça sentido a partir das informações provenientes de fontes díspares. Sem saber exatamente o que existe no ambiente de TI, não é possível controlá-lo, mantê-lo ou melhorá-lo”, diz Mario Gajanigo.