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Global ou local?

Ao redor do mundo, as multinacionais e as empresas locais estão competindo em uma batalha pelos corações e pelos carrinhos dos consumidores. Baseado em respostas de mais de 30 mil entrevistados on-line em 61 países, abrangendo 40 categorias, o recente Estudo Global da Nielsen sobre Origem das Marcas examinou se os consumidores preferem produtos produzidos por marcas globais (definidos como aqueles que operam em muitos mercados) ou por agentes locais (que operam apenas em um mercado único – país de origem do entrevistado).
E como está o Brasil? Ao comparar em geral ambas as marcas, os brasileiros preferem as globais no quesito de percepção de qualidade e inovação que esses produtos trazem, mesmo considerando que eles sejam mais caros. Entretanto, mais de 60% dos entrevistados concordam que, de alguma forma, ao comprar as marcas de seu mercado, apoiam às empresas locais, beneficiando assim a economia. Por outro lado, poucos acreditam plenamente que as marcas locais estão em sintonia com suas necessidades e gostos. Para os brasileiros, sortimento, preço e benefícios são tão importantes quanto à origem da marca.
Assim como os latinos, os brasileiros preferem as marcas globais para bens duráveis, principalmente produtos tecnológicos como computadores e laptops (73%), celulares (73%), televisão (73%) e câmera/equipamentos de vídeo (63%). Eles também buscam marcas de fora para alguns produtos de cuidado pessoal, como shampoo, condicionador e pasta de dente (58%). As marcas locais lideram a mente dos brasileiros quando o assunto é alimentação, com destaque para frutas (64%), vegetais (63%), carne (58%), leite (52%) e água (47%). E na hora de comprar tanto uma marca global quanto uma local, o consumidor sempre olha primeiro para o preço (48% e 49%, respectivamente). Em segundo lugar, o fator decisivo para levar a marca global é a experiência prévia com o produto (41%) e para a local é a promoção (37%). 
Busca online
Segundo o estudo, para as marcas globais, os brasileiros buscam mais de forma online celulares (67%), computadores e laptops (61%), televisão (49%) e roupa e calçado (39%). Já para as marcas locais, os entrevistados procuram mais pela internet roupa e calçado (41%), comida e bebida (40%), produtos de cuidado pessoal/beleza (30%) e de limpeza (29%). Antes de ir à loja física, os brasileiros preferem comprar no online marcas globais ou locais pelo melhor preço (66%), conveniência (60%), disponibilidade do produto (32%), melhor sortimento (27%) e qualidade (22%).

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