Gol aposta em TI para manter crescimento estruturado

0
2

A Gol Linhas Aéreas ultrapassou a marca dos três milhões de passageiros transportados (obtida no início de abril deste ano) e tem planos, para 2002, de transportar cinco milhões de passageiros (127% a mais que no ano passado) e estender a operação para 20 municípios (atualmente atua em 16) e em mais dois aeroportos além dos atuais 20. Para atingir seus objetivos, a empresa conta com a tecnologia da informação e o apoio de soluções IBM implementadas na empresa pela Ação Informática.

Além de um servidor IBM Risc, a Ação Informática implementou na Gol licenças do banco de dados Oracle. Posteriormente foram adquiridos mais três servidores IBM, capazes de rodar aplicativos como o AMIS (Aviation Management Information System – sistema para manutenção de aeronaves), os sistemas fiscais, faturamento de agentes de viagens, sistemas de patrimônio, intranet, internet, banco de dados e backup.

A Gol optou pelo modelo ASP (Application Service Provider) para gestão empresarial fornecido por sua holding, o Grupo Áurea, que administra 24 empresas de transporte no país. Integrada às demais empresas do Grupo, a Gol utiliza o sistema ERP desenvolvido pela empresa mineira BGM. Os sistemas específicos da indústria da aviação, no entanto, serão processados em outro ponto. O sistema de reserva online continuará hospedado no DC (Data Center) da Navitaire, empresa norte-americana sediada em Salt Lake City (EUA).