A Gol Transportes Aéreos contratou a Consultoria G&P (Gennari & Peartree) para auxiliar na escolha de seu sistema de gestão empresarial (ERP). Após uma detalhada Análise de Aderência, foram definidos os dois fornecedores que irão suprir as necessidades da companhia nos próximos anos: a Oracle com uma suite financeira/contábil, compras e a RM Sistemas para Recursos Humanos. O prazo de implementação está estipulado em seis meses.
A Gol utilizava um software integrado de gestão herdado do Grupo Áurea, ao qual a empresa pertence. Porém, na medida em que a empresa foi crescendo – iniciou suas atividades com 6 aeronaves chegando às atuais 22 – houve a necessidade de se reavaliar o ERP. “Estamos migrando para uma solução de ponta em que haja integração total entre as diferentes aplicações utilizadas internamente”, explica Wilson Maciel Ramos, VP de TI da Gol. Ele diz que a empresa espera aumento de produtividade e substancial acréscimo de segurança no processamento das informações.
Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema integrado Oracle Applications/RM vai contemplar, num primeiro momento, 2.500 usuários que atualizarão seus dados no RH via Portal Corporativo Self Service. Dentro do escopo desta primeira fase do projeto, a Oracle estará disponibilizando para a Gol um módulo de extração de informações de sua ferramenta de Business Intelligence. Na seleção do ERP, a G&P teve forte atuação como consultora. Levantou os processos, buscou racionalizá-los e, a partir daí, definir os requerimentos de cada área. A seleção do ERP passou por uma fase de pré-qualificação tecnológica, na qual foram testadas função por função do sistema. Os produtos que ultrapassaram essa fase foram submetidos a uma avaliação de aderência aos requisitos funcionais.