O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Gol Linhas Aéreas consolida operações de TI


Quais os desafios que uma empresa aérea tem para se manter competitiva no mercado e ao mesmo tempo oferecer qualidade aos clientes? Certamente são muitos. Por isso, para cumprir a proposta de ser uma das principais companhias aéreas do País, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. conta a quase três anos com os serviços de outsourcing da TIVIT, nascida da fusão da Optiglobe e Proceda e posicionada como uma empresa prestadora de serviços de gestão de tecnologia da informação.

Em fevereiro de 2003, a companhia aérea implementou as soluções oferecidas pela TIVIT. Na época, o desafio dos profissionais da TIVIT era consolidar todas as operações de TI da Gol em um ambiente de alta disponibilidade e que garantisse ao mesmo tempo a agilidade e aderência aos novos projetos da empresa. “Como tínhamos que mudar o nosso datacenter, devido às normas internas, precisávamos de um fornecedor que nos oferecesse a melhor relação custo-benefício, além de atender os nossos critérios técnicos. Naquele momento, houve uma concorrência, onde cada empresa apresentou suas soluções. Depois de um longo processo de seleção, a TIVIT foi a escolhida”, afirma Adriano Pereira, gerente de processamento de dados e segurança da Gol.

Entre os serviços oferecidos pela TIVIT à Gol, destacam-se a gestão total de infra-estrutura e do ambiente de TI, que envolve monitoração, gerenciamento e administração dos ambientes web (vendas on-line), sistema de manutenção de aeronave e e-mail, além de implementarem recentemente o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para o gerenciamento de assuntos internos, como pagamentos e o controle de e-mails internos e externos.

Dessa forma, a Gol conseguiu realizar a migração do ambiente, reduzindo os custos operacionais do antigo provedor e ao mesmo tempo consolidou toda a operação de TI em um único ponto. Outro benefício conquistado pela Gol foi em relação a agilidade na implementação de expansões e upgrades, atendendo as demandas do negócio principal da empresa. “Precisávamos de um ambiente e infra-estrutura enxutos e os serviços da TIVIT conseguiram atender estes requisitos com um nível de serviço e segurança muito acima da média”, fala Adriano. O contrato entre as empresas, que foi renovado em maio de 2005 por mais 36 meses, atualmente passa por um estudo para a implementação de novos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima