Governo mineiro implanta Projeto Cidadão.NET

0
4

O projeto Cidadão.NET, programa de inclusão digital do governo de Minas Gerais, está a pleno vapor. Até o final desta semana, cerca de 35 telecentros deverão entrar em funcionamento em diferentes municípios para ministrar cursos e oficinas de informática a crianças, jovens e portadores de deficiência, de baixa renda. Para isso, o governo mineiro adquiriu 35 switches DES-3226S da D-Link, distribuídos pela RED Network através da sua revenda Positivo Informática, que serão instalados na rede local de computadores desses núcleos de informática para permitir acesso à internet. Ao todo, o projeto Cidadão.NET, que está sendo implantando pela Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, prevê a instalação de 94 unidades, localizadas nessas regiões de baixa renda do Estado.

“Nosso maior desafio é motivar a comunidade para que ela se aproprie da estrutura do telecentro e a faça funcionar realmente como um núcleo de informática e cidadania. Nesse sentido, os jovens monitores de cada telecentro também serão capacitados a ajudar os moradores a resolver questões do dia-a-dia”, declara Caroline Queiroz, gerente do projeto Cidadão.NET. Dessa forma, além de oferecer cursos e oficinas de informática sobre software livre, acesso e pesquisa à internet, o governo do Estado concederá bolsas de estudo a jovens estudantes para capacitá-los como multiplicadores dentro dos telecentros.

Por outro lado, para garantir o atendimento às necessidades do cliente e não atrasar a implantação dos telecentros, a RED Network, em parceria com a Positivo, agilizou a entrega dos switches. “Sabemos da importância de um projeto de inclusão digital em um país com tanta disparidade social e por isso fizémos o possível para que os equipamentos fossem entregues rapidamente”, observa José Cláudio Perrote, gerente de relacionamento da RED Network.