A partir dessa semana, consumidores já podem conhecer a Omnistory, loja que converge mundos físico e digital em uma experiência de compra integrada. A iniciativa é do Grupo GS& Gouvêa de Souza, e está aberta ao público no shopping Villa Lobos, em São Paulo. Com DNA omnichannel, a plataforma laboratório reúne experiências para surpreender consumidores e varejistas.
O espaço está ancorado em seis pilares estratégicos: tecnologia, pessoas, ativação digital, mensuração de resultados, sustentabilidade e ambientação. “A Omnistory é mais do que um ponto de venda ou uma loja de e-commerce, é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. É uma experiência de varejo que já nasceu integrada: loja física, e-commerce, aplicativo, vending machine e shopping TV”, afirma Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
Entre as inovações está a possibilidade de o cliente selecionar um produto pelo celular, de dentro ou fora da Omnistory, finalizar a compra e já escolher o ponto de retirada: na loja, em um locker ou receber em casa. Ou, ainda, ser reconhecido de acordo com gênero e características físicas e receber sugestões de ofertas individualizadas diretamente nas vitrines interativas e concluir o pedido lá mesmo. As tecnologias são diversas, com foco na transformação digital do varejo, como o reconhecimento facial, etiquetas inteligentes com precificação dinâmica, conteúdo e promoções personalizadas, Click&Collect, Pick&Go, Gôndola Infinita, Marketing de Proximidade/Fidelidade, recomendações com inteligência artificial e PDV Móvel.
Além disso, os colaboradores da loja Omnistory serão consultores treinados para estimular a experimentação dos produtos, por meio de um atendimento personalizado e interativo. Todas as inovações são integradas a um sistema de Mensuração dos Resultados, permitindo ao gestor da loja acessar informações completas do consumidor, avaliar e mensurar o potencial de cada solução apresentada no ponto de venda e refinar a estratégia de vendas em tempo real. Tudo isso estará em uma “sala de controle” com um grande dashboard com informações valiosas sobre a operação.
A cada quadrimestre a loja irá mudar totalmente a oferta de produtos, serviços e experiências. O objetivo é mostrar como a loja pode – e deve – ser flexível para acompanhar a volatilidade do mercado e o dinamismo dos novos consumidores. A primeira delas atuará no setor de saúde, beleza e bem-estar.