O Grupo Ipsos anunciou (31/10) o início de operações no Brasil da unidade de negócios Loyalty, especializada em modelos de análise e diagnóstico da lealdade e satisfação do cliente. José Roberto Labinas é o diretor da Ipsos-Loyalty, que é a divisão que mais cresce hoje no mundo. De acordo com o executivo, ela representa 9% do faturamento total da Ipsos, que este ano deverá ser de 417 milhões de euros.
A Ipsos-Loyalty utiliza sistema próprio de investigação, o C.E.S.A.R. (Customer Experience and Satisfaction Analysis and Return), que analisa o processo global de satisfação por atributos do cliente com seu produto/serviço, e também pode participar do desenvolvimento e geração de estratégias e planos de ação direcionados à melhoria contínua da qualidade do serviço.
José Roberto confia no potencial da Loyalty para ser uma das grandes divisões da Ipsos, e observa que a abertura da nova unidade no País sinaliza o fechamento de um ciclo. E adiantou que já está em andamento pesquisa nas empresas Tintas Coral, Corpore Brasil e Votorantin.
Fundado em 1975 na França, o instituto global Ipsos tem presença nos cinco continentes. Além da Ipsos-Loyalty, operam no Brasil as divisões Ipsos-Novaction, Ipsos-Asi, Ipsos-Marplan e Ipsos-Opinion, esta mais recente.