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GS&MD traz NRF para São Paulo



Para apresentar ao mercado brasileiro as principais tendências discutidas durante a 99a Convenção Anual da NRF – National Retail Federation, que aconteceu de 10 a 13/01, em Nova York, a GS&MD – Gouvêa de Souza, empresa de consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição, promoverá o evento “Pós-NRF”, em São Paulo, no dia 2 de fevereiro. Na ocasião, Marcos Gouvêa e Alberto Serrentino, entre outros especialistas, farão uma síntese dos principais assuntos que movimentaram o evento.

 

Entre as principais conclusões da NRF 2010 está o fato de que a crise modificou completamente o comportamento dos consumidores, que deixam o impulso de lado e começam a realizar as comprar mais racionalmente. “Não existe mais aquele consumo desenfreado e inconsequente”, explica Serrentino. “E isso obriga as empresas a repensar as estratégias sobre como atrair e manter consumidores”, completa. Outro destaque foi para o crescimento do varejo on-line, impulsionado, em parte, pela saturação de lojas no mercado americano depois de quase uma década de fartura.

 

Um tema que voltou às rodas de discussão, assim como no ano anterior, foi o da empresa voltada ao cliente (customer centricity), ou seja, a necessidade do aprofundamento no conhecimento de compradores e consumidores, entendendo os atributos mais valorizados. Em outras palavras, o período é de “back to the basics”, onde não há espaço para grandes inovações, e sim, para o aperfeiçoamento do que já se faz para o consumidor, para fazê-lo ainda melhor. Hoje, no mercado americano, mais vale ser consistente do que inovador.

 

Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza lembra que um aspecto muito importante dessa mudança é que o foco estratégico vem crescentemente migrando para o consumidor. “O mercado americano, pelo menos nos discursos dos executivos, está mais preocupado com o atendimento ao cliente, apesar de ainda não enxergarmos isso no dia a dia de Nova York. Mesmo assim, o simples discurso de que é preciso ter foco no consumidor, e não em processos ou tecnologia, é quase uma revolução, pois nunca tínhamos ouvido tanta ênfase nesse ponto”, comenta Gouvêa.

 

Serviço
Data: 02 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 12h20
Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, n0 2233, Cerqueira César – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3405-6666 ou no e-mail [email protected]

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