Por muito tempo se acreditou que as mulheres gastavam mais do que os homens. Apesar de estar mais do que comprovado de ambos podem ser bons consumidores, ainda há quem acredite que o público feminino é quem consome mais. Mas será que é verdade? Será que isso vale para todos os segmentos? No caso do setor automotivo o caso é o contrário: é o público masculino quem gasta mais. Uma prova está em uma pesquisa feita pela startup Easy Carros, que conecta os donos dos automóveis a profissionais de serviços automotivos. Segundo os dados, o valor de ticket médio dos homens é de R$ 102,09, que é 14,27% maior do que o gasto por mulheres – R$ 89,34.
Assim, a pesquisa, que foi feita com base no banco de dados da empresa, mostra que quando se trata de carros, eles consomem mais com serviços como lavagem ecológica, troca de óleo, polimento ou outros serviços oferecidos pela Easy Carros. “O perfil dos clientes da Easy Carros é formado por pessoas que cuidam de seus carros e buscam um serviço de qualidade. Historicamente já existia a ideia de que as mulheres tinham um perfil de gastar menos com esses cuidados e agora pudemos comprovar que não se trata de um mito”, destaca Bernardo Franco, head de business intelligence da Easy Carros.
Quanto à frequência de compras, os homens também ultrapassam as mulheres. Sendo assim, eles costumam consumir com maior frequência os serviços para carros, o que influência, consequentemente, em uma diferença ainda maior nos gastos.