O Ramada Encore Berrini, hotel com inauguração prevista para novembro na zona Sul da capital paulista, terá um robô de serviço para atendimento a hóspedes. Dotado de inteligência artificial, o autômato foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida.
Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede só tem de se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Rebeca também é antenada no que rola na região, dando dicas de passeios ou restaurantes nas proximidades.
A gerente geral do Ramada Encore Berrini, Fernanda Schaper, aposta na robô como “fator surpresa” para o público. “Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência”, diz ela. Mas não é só marketing: a função de Rebeca será de fato otimizar processos de atendimento, dando aos funcionários humanos do hotel tempo e foco para se dedicar a tarefas mais nobres para a boa experiência do hóspede no local.
Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia. O modelo usado, diz o empreendedor André Araújo, da XRobô, é um Sanbot Elf de 1 metro de altura com rosto, silhueta e braços femininos, apta a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta.