IBM promove inclusão digital de deficientes visuais

0
0



A IBM Brasil e a Associação Pestalozzi de Sumaré, interior de São Paulo, inauguram, hoje (25/09), um projeto de acessibilidade na instituição. Para a implantação do projeto, a IBM doou uma impressora Braille e o software de acessibilidade Web Adaptation Technology (WAT), que foram instalados na associação.


A impressora Braille possibilitará a elaboração de materiais pedagógicos, cardápios e diversos tipos de trabalhos. Já o software Web Adaptation Technology (WAT) permitirá que as crianças com baixa visão, deficiência motora e cognitiva atendidas pela instituição possam navegar pela Internet e, assim, terem acesso ao mundo digital. O WAT atua na leitura de páginas da Internet por intermédio de um software sintetizador de fala e a customização visual dos websites de acordo com a deficiência do usuário.


“Com as doações feitas para a Pestalozzi, a IBM acredita que a inovação vai possibilitar a muitas pessoas a inserção no mundo digital, uma oportunidade grandiosa de crescimento no vasto e completo mundo da Internet. Fora isto, iremos possibilitar aos cegos uma nova forma de inserção no mercado de trabalho”, afirma Ruth Harada, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.