IFS apóia gestão de negócios da Vivo através do BSC

0
1

A IFS Industrial & Financial Systems amplia o conjunto de soluções presentes na Vivo Centro-Oeste, a antiga TCO, com a implantação do seu sistema IFS Business Performance, que apoiará a gestão de negócios da empresa através da metodologia do Balanced Scorecard (BSC). O objetivo desse trabalho é atender todas as filiais do grupo presente nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Acre, Rondônia e Distrito Federal.
O primeiro passo da operadora é utilizar os módulos da ferramenta para trabalhar o desempenho operacional da empresa. De início, o sistema SLM (Service Level Management) será implantado para acompanhar dez indicadores, previamente estabelecidos pela Vivo, o que inclui indicadores operacionais, de negócios e financeiros ligados nesse primeiro momento às áreas regionais da empresa. Cada cliente, ao entrar na loja, registra o motivo de estar lá, o que automaticamente abre um relógio registrando o horário de chegada. A Anatel determina que 90% dos clientes não podem ficar esperando mais de dez minutos para ser atendido. “Um sistema desenvolvido pela TCO acompanhará esse tempo de espera, enquanto o IFS Balanced Scorecard buscará dados desse sistema para medir o desempenho operacional das filas e realizar uma análise mais apurada das providências a serem tomadas”, comenta Antonio Carlos Haidamus Monteiro, diretor de coordenação de operações da Vivo.
A Vivo também utilizará o BSC para o acompanhamento de produtos lançados. Nesse caso, depois de determinar as metas de crescimento desse produto, o sistema irá medir e acompanhar sua aceitação e evolução perante os clientes, definindo os passos que a empresa poderá tomar para a melhoria do seu desempenho. O sistema começou a ser implantado em janeiro de 2003 e já se encontra com os dez indicadores customizados.