Tentar contato com as empresas nas redes sociais e não obter respostas é, para 87% dos clientes, uma situação pior do que do que ter um problema com a marca em si. É o que apontam dados de uma pesquisa realizada pela Hi-Midia. O mesmo estudo revelou ainda que 76% dos ouvidos preferem curtir, seguir e se relacionar com as marcas com as quais consegue interagir. Por exemplo, aquelas que lançam perguntas e enquetes nas as postagens na espera de um retorno do público. Ou seja, por meio desses números é possível perceber o que afirma Andrea Vasconcelos, gerente de marketing da Fini Guloseimas: “o segredo é alta interação e assuntos que geram inspiração!”
De acordo com ela, estar presente nas redes sociais é um caminho para a empresa, ao mesmo tempo em que constrói um relacionamento mais fortificado com clientes, possa construir sua imagem junto e com participação deles. “Além disso, as redes permitem um monitoramento de informações que possibilita conhecer cada vez melhor e no detalhe os nossos consumidores”, adiciona. Para quem deseja ter aproximação com os consumidores nas plataformas digitais, a executiva também explica que somente interagir pode não ser efetivo. É importante promover o engajamento com o cliente, por de conteúdos que o estimule. “Postar somente publicidade sobre produtos e serviços ou usar as redes sociais apenas como SAC não tornam a marca útil para os consumidores e para o mercado”, avisa. No estudo já citado, para 65% dos internautas, a utilidade em acompanhar uma marca nas redes sociais está na relevância do conteúdo postado. Já 61% acreditam que promoções e ofertas também agregam valor.
E para agregar valor, a renovação constante deve fazer parte de mais um dos objetivos da marca. Pois o mundo também está em uma constante transformação e é necessário acompanhar os assuntos atuais e aproveitá-los da melhor maneira com seu público. Sem se esquecer de também “provocar emoções e aproveitar oportunidades”, como acrescenta Andrea. Após a realização de tais etapas o resultado, com certeza, será positivo. “No caso da Fini, o resultado é duradouro e consistente. Temos interações de posts que impactam mais de 30 segundos na TV. Falamos sobre entretenimento, novidades, promoções e repost de fotos dos nossos fãs”, detalha a executiva.