Impacto da conectividade

0
2


A Cisco Systems e o Instituto para a Conectividade na América Latina (ICA) apresentaram a pesquisa Net Impact 2005 “Da Conectividade ao Crescimento”, em sua edição brasileira. O estudo, amplo e detalhado, é resultado de levantamento feito junto a executivos de 1200 empresas, 400 somente no Brasil, usuárias de aplicativos baseados em rede.

Uma das conclusões da pesquisa é que tanto nos Estados Unidos como na América Latina, especialmente no Brasil, a falta de treinamento é o principal obstáculo para implementação de novas tecnologias. Por outro lado, 70% das corporações afirmam que a tecnologia ajudou a melhorar a satisfação do cliente, 45% conseguiram redução de custos e 32% aumentaram a receita.

O Brasil ainda tem a seu favor o fato de ter, segundo o estudo, uma das infra-estruturas de rede mais sofisticadas da América Latina e também o maior número de organizações com aplicativos baseados na Internet. Os demais países incluídos no Net Impact 2005 são Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

Para traçar um panorama do atual estágio e perspectivas da Tecnologia da Informação na América Latina, com destaque para o Brasil, foram analisados dados como o nível das tecnologias, investimentos no setor e as expectativas de crescimento e produtividade das empresas, com o aumento da conectividade. A pesquisa aponta, ainda, as correções necessárias para melhorar a conectividade na região.