Mais de 40% das organizações esperam que a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) transforme seus negócios ou ofereça novas oportunidades de receita e redução de custos em curto prazo, ao longo dos próximos três anos, de acordo com dados da Gartner Inc. O restante das empresas (60%) acredita que isso ocorrerá em longo prazo, ou seja, a partir de cinco anos. No entanto, os entrevistados disseram que as suas organizações não têm uma estratégia de negócios estabelecida nem liderança técnica direcionando esforços para as iniciativas em Internet das Coisas.
O levantamento, realizado em outubro de 2014, entre membros do painel de gestão do Gartner, foi composto por 463 líderes de TI e de negócios que tinham conhecimento da estratégia IoT das suas organizações. “A pesquisa confirmou que a Internet das Coisas ainda é algo novo e ‘imaturo’ e que muitas organizações começaram a experimentar agora a novidade”, disse Nick Jones, vice-presidente e analista do Gartner. “Apenas uma pequena minoria tem implantado soluções em um ambiente de produção. No entanto, os custos decrescentes de networking e processamento indicam que há poucos inibidores econômicos para adicionar sensores e comunicações para produtos de baixo valor. O verdadeiro desafio da Internet das Coisas é menos a fabricação de produtos ‘inteligentes’ e mais a compreensão das oportunidades de negócios geradas por esses produtos e novos ecossistemas”.