O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Inadimplência registra queda em outubro


Pesquisa mensal da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, registrou índice de cheques sem fundos no Brasil em outubro inferior 9,13% em comparação com mesmo período de 2005. O estudo constatou indicador de cheques sem fundos de 2,19%, enquanto no mesmo mês do ano passado foi de 2,41%.

“A retração nos prazos e o uso mais cauteloso do crédito após um alto endividamento do consumidor, sobretudo nos últimos meses, refletiram na queda do índice de cheques sem fundos, que atingiu o menor patamar do ano em setembro e outubro”, diz José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque. Em setembro, a inadimplência com cheques também ficou na casa de 2,19%.

Segundo Praxedes, “o aumento da oferta de emprego neste período do ano, em parte por conta da abertura de postos de trabalho temporário na indústria e comércio, também deve ter reflexos nos índices de inadimplência deste último trimestre, sem contar a chegada do 13º salário, que impulsionará fortemente a liquidação de dívidas”.

O comportamento do consumidor em outubro já deu esses sinais. No período, do valor total movimentado com cheques no varejo, 97,16% foi honrado, contra 96,88% em outubro de 2005. Isso, mesmo com o aumento de 14,84% no valor médio do cheque transacionado, que passou de R$ 113,00 para R$ 130,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima