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Informação, combustível das organizações

Uma empresa bem informada e atualizada é uma organização mais segura em suas decisões. Conhece o mercado e consegue saber o melhor caminho a seguir, inclusive, na fidelização de clientes. “A informação bem tratada e analisada pode significar uma enorme vantagem competitiva. Desde os processos decisórios mais simples aos mais complexos, a utilização plena da informação disponível pode alavancar negócios, antecipar tendências e apoiar estratégias de forma vital”, afirma a diretora de analytics e modelagem da Boa Vista SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, Maria Dolores Gil de Oliveira.
Ela considera informação tão essencial para o meio corporativo, que inclusive a compara como um combustível para as empresas. Mas para que ela traga este vigor, é preciso que as organizações saibam a melhor forma de utilizar as ferramentas, que exigem recursos humanos e tecnológicos especializados para o seu melhor funcionamento. “Não basta apenas a aquisição de uma ferramenta, mas sim contar com apoio especializado para adaptar essa ferramenta às necessidades específicas de cada empresa”, ressalta. “O importante é fazer com que esse combustível leve as empresas cada vez mais longe.”
Aqueles que não fazem esse tipo de trabalho dificilmente conseguirão se sobressair do mercado, ficando apenas à margem de seu segmento, competindo em desigualdade de condições com as demais empresas. “Muito há a perder, inclusive as oportunidades de alavancar vendas, quando não se dá a devida importância à informação.” Para que isso não ocorra, a executiva atenta ao fato de que toda a empresa deve estar consciente sobre a importância de seguir processos adequados de coleta, tratamento e armazenamento de dados. “Todo dado é importante! Não devemos jogar fora nenhum dado, pois somente as análises combinatórias entre ele, as suas correlações e os eventuais fluxos de decisão que deles se alimentem poderão identificar dados relevantes que, por vezes, podem estar ‘escondidos’ dentro da empresa sem que lhes seja dada a real importância.”
Além disso, a informação pode contribuir na inovação colaborativa, criando em diferenciais competitivos. Para isso, o desafio está na transformação da informação em conhecimento aplicado aos processos de negócio. Por esta razão que a qualidade dos dados é fundamental para a gestão, pois o conhecimento profundo dos clientes traz à organização condições para adequar suas ofertas a cada perfil. “Manter os dados de seus clientes atualizados, buscar dados externos confiáveis que qualifiquem e identifiquem o seu comportamento com outras empresas, buscar conexões e combinações de dados que permitam visualizar tendências de comportamento e de consumo trarão certamente diferenciais competitivos, traduzidos em relacionamento de longo prazo com seus clientes”, finaliza Maria Dolores.

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