Informações bem administradas

0
13


Para acompanhar o rápido processo de crescimento da empresa e, conseqüentemente, administrar da melhor forma um significativo aumento no volume de informações gerenciais, a Mongeral Seguros e Previdência adquire um pacote de soluções da MicroStrategy, fornecedora de softwares de Business Intelligence. A plataforma de BI, que inclui os produtos MicroStrategy Architect, MicroStrategy Desktop, MicroStrategy Intelligence Server, MicroStrategy Web Professional e MicroStrategy Web Reporter, exigiu investimentos da ordem de R$ 200 mil, e permitirá a geração de análises e relatórios detalhados com rapidez e agilidade.

A Mongeral já possuía uma solução de BI que era utilizada anteriormente à aquisição dos produtos MicroStrategy, mas havia uma grande limitação para processamentos e análises. A empresa sentia a necessidade de uma solução mais eficaz, que facilitasse a obtenção de dados com total independência em relação ao departamento de informática, o que a levou a optar por uma nova plataforma com interface web, integração com ambiente Office e capacidade para suportar um grande volume de dados, agora armazenados em um data warehouse com capacidade de 25 gigabytes.

“Nossa intenção foi adquirir uma solução que suprisse as necessidades dos usuários de acordo com os objetivos de cada área da empresa e, cuja interface gráfica fosse bem amigável dando condições aos executivos da empresa obterem o cenário atual para a tomada de decisões futuras”, revela Anderson Figueira, analista de BI da Mongeral. Desta forma, a plataforma de BI vai disponibilizar painéis de controles para a alta diretoria e, dentro do mesmo projeto, gerar relatórios para a área técnica, tudo em uma única solução.

Com o auxílio do BI, os relatórios exigidos pela empresa passarão a contar com alto nível de detalhamento, trazendo informações valiosas como sinistros pagos, divididos por região, profissão, idade e outros dados relevantes dos clientes. Conforme explica o analista, atualmente as informações são produzidas pelo departamento de informática. “Apesar de estarem em nosso ambiente operacional, temos de formatá-las de acordo com a necessidade. Isto gera um grande fluxo de trabalho e sobrecarrega o departamento. Com o BI da MicroStrategy a nossa intenção é dar mais independência aos usuários e uma abrangência maior para o acesso às informações”.

Nesta fase inicial do projeto, cinco usuários ficarão responsáveis pelo envio de informações para diretores, superintendente e gerentes. O próximo passo é expandir a utilização do BI para as áreas financeira e comercial, gerando relatórios cada vez mais complexos e auxiliando a empresa na tomada de decisão de forma cada vez mais assertiva.

A expectativa em torno da ferramenta é grande. “Com a aquisição da plataforma MicroStrategy, podemos trabalhar com perspectivas de projetos que a médio e longo prazo visam atender futuros objetivos da Mongeral, como exemplo a implementação do Balanced Score Card, que como um instrumento de elaboração e gestão de indicadores permite transformar nosso planejamento estratégico em ações, e também a utilização da tecnologia SMS para envio de informações para usuários estratégicos”, explica o gerente de Tecnologia da Mongeral, Luis Miguel Duarte.