Informações gerenciais confiáveis

0
2



Para aumentar o nível de detalhamento das informações gerenciais disponibilizadas aos executivos, a Cooperativa Central Oeste Catarinense, industria de tecnologia de processamento de carnes, buscou um sistema de business intelligence que comportasse o grande volume de dados processados diariamente. Após a análise dos produtos disponíveis no mercado, a empresa, detentora da marca Aurora Alimentos, decidiu pela plataforma DSS Benner.

 

A Aurora Alimentos tinha dificuldades em tornar acessível as informações gerenciais para os executivos que, na maioria dos casos, estavam disponíveis em planilhas eletrônicas. Além de não suportar o grande volume de dados processados diariamente, as planilhas também limitavam o nível de detalhamento das informações. Outros problemas identificados foram a existência de ilhas de informações departamentais, falta de padronização dos dados e também dificuldades na consolidação das informações de múltiplas fontes (que estavam armazenadas em sistemas diferentes, muitas vezes fora da plataforma ERP).

 

Após a analise do cenário, a Benner propôs a criação de uma base de dados gerenciais consolidada, integrando informações de todas as áreas de negócio, onde fosse possível desenvolver análises gerenciais para todos os setores da empresa, em diferentes formatos (relatórios, pesquisas e análises interativas, portais de informação na web, entre outros). O projeto, estimado para ser finalizado em 12 meses, foi concluído e já estava em operação à apenas oito meses após o início da implantação. Hoje, aproximadamente 300 colaboradores são usuários da ferramenta, que está sendo utilizada pelas áreas comercial/vendas, marketing, produção, logística, financeira, recursos humanos, suprimentos, controladoria e agropecuária.

 

Entre as principais vantagens que o sistema de business intelligence trouxe à Aurora estão: a redução no tempo de preparação e distribuição de informações; a garantia de autonomia e flexibilidade para que os usuários finais analisem informações; maior disponibilidade das informações para as áreas de negócio; maior rapidez no acesso aos dados e informações gerenciais, e maior controle dos indicadores de desempenho dos negócios.