Informações na ponta do negócio



Trabalhar a integração das informações como ponto de partida de várias idéias de negócios. Esse foi o caminho utilizado pela Editora Abril para incrementar a receita e melhorar o relacionamento com os clientes, como mostrou Murilo Boccia, diretor de marketing de relacionamento da empresa, durante a 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação.

 

A editora utiliza seu bando de dados na estratégia de retenção para criar modelos de segmentação. “Quando se trata do cliente, nós usamos a informação em todo processo de relacionamento e não somente na hora de vender um produto”, explica Boccia. O diretor cita o Clube do Assinante, que desenvolve ações de relacionamento especificas para cada pessoa. “Entregamos produtos e serviços de acordo com o perfil de cada clientes.”

 

Já na publicidade, o banco de dados serve segmentar as campanhas. Recentemente, a Abril e o Banco Itaú cruzaram informações de clientes para uma comunicação one-to-one, que resultou em anúncios com mensagens diferentes para cada tipo de público. A editora ainda faz uso das informações na criação de conteúdo. “Muitas vezes sugerimos pautas em cima de informações existentes em nosso banco de dados. Há o caso até de  um no produto”, comenta Boccia. A revista Runners, por exemplo, foi criada a partir da constatação, no banco de dados, de um número grande de pessoas que gostam de correr.

 

Atualmente, o banco dados reúne informações de 69 milhões de clientes. Para garantir a qualidade, a Assesso utiliza a metodologia do MIT – Massachusetts Institute of Tecnology, adaptada para o Brasil. “O principal fator para garantir a qualidade é ter métricas bem definidas”, conta Flávio de Almeida Pires, presidente da Assesso.

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