Inovação aumenta faturamento das empresas

0
7


As empresas que investem em inovação tecnológica faturam mais do que as que não investem, revela o estudo realizado pela Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) que será apresentado em um workshop nesta quarta-feira (25), em Brasília. Denominado “Inovação tecnológica no Brasil – A indústria em busca da competitividade global”, o trabalho abrange informações sobre 84.262 empresas, distribuídas em 91 atividades industriais.

Além de mostrar um amplo e detalhado painel sobre o comportamento das empresas brasileiras no campo da inovação tecnológica (investimento, taxas de inovação, recursos humanos empregado etc), o trabalho apresenta a situação da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no mundo e reúne informações sobre as formas de incentivo às atividades inovativas do Brasil. Publicado na forma de livro, o estudo revela, por exemplo, que o conjunto das 20 atividades industriais com maior taxa de inovação foi responsável por 23,6% da receita líquida de vendas de toda a indústria brasileira em 2003.

Apesar disso, o investimento em P&D no Brasil ainda é reduzido, quando comparado com outras economias. No ranking dos países emergentes, o Brasil ocupa a quinta posição na aplicação de recursos para P&D: US$ 12,2 bilhões, ficando atrás da China (US$ 84,6 bi), Coréia (24,4), Índia (20,7) e Rússia (16,9).

No workshop, a Anpei apresentará também as sugestões para o incremento da inovação no Brasil. Entre essas sugestões estão o engajamento das empresas num amplo processo de mudança de patamar tecnológico, o aumento da participação das empresas no mercado mundial e o investimento em tecnologias emergentes que possam gerar diferencial competitivo para o Brasil.

Serviço
Data: 24 de outubro
Horário: das 9h30 às 13h
Local: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – Edifício Corporate Financial Center, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 02, Bloco “A”, 1º Andar – Brasília/DF
Informações pelo telefone (11) 3842-3533