Inovação e responsabilidade social

0
13

Com o objetivo de estimular a inovação tecnológica brasileira e mostrar a sua importância aplicada aos projetos de responsabilidade social, o Instituto Uniemp – Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa, acaba de lançar o livro “Inovação e responsabilidade social”, organizado pelo consultor social da entidade José Luís Solazzi. O livro é composto por uma série de artigos inéditos escritos por especialistas e empresários. É o primeiro da série “Coleção Uniemp Inovação”.
Na obra, empresários mostram como aplicam na prática a inovação em seus projetos de responsabilidade social. “São exemplos de projetos inovadores, que servem de incentivo a novas iniciativas”, explica Solazzi.
O diretor-presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlin, por exemplo, abordou o tema “Inovação, inclusão digital e cidadania”. Ele mostra como é desenvolvido o projeto de inclusão digital na Fundação, que teve início em 2002, por meio do portal EducaRede. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino com a utilização pedagógica da Internet. No portal, educadores discutem com professores de outras escolas e regiões do país metodologias de ensino, técnicas para atrair a atenção da classe, formas de abordar novos conteúdos, etc. A interatividade também é estimulada por meio de debates em fóruns especializados.
Tecnologia e meio ambiente – Para o analista de tecnologia da Vale do Rio Doce, Paulo Antônio de Souza Júnior, o processo de inovação tecnológica é possível graças à cooperação com as universidades, centros de pesquisa, agências espaciais e ambientais, outras indústrias, capacitação dos profissionais envolvidos e investimentos. Em seu artigo, mostra um projeto inovador da empresa que mudou o senso comum sobre poluição do ar em Vitória, Espírito Santo, utilizando equipamentos empregados pela NASA em Marte. O resultado desse estudo orienta os investimentos privados e públicos nas ações de controle da qualidade do ar na região metropolitana.
Neste projeto, os pesquisadores identificaram as fontes de poluição do ar, realizaram a coleta e fizeram a análise completa do material em universidades e centros de pesquisa do país. Todas as etapas foram feitas com a utilização de sistemas inovadores, de alta tecnologia. Com a descoberta em mãos, a notícia foi divulgada a toda a comunidade e iniciou-se um processo para solucionar o problema.
O livro também conta com artigos sobre “Inovação, Ciência e Tecnologia”, do diretor do Instituto Uniemp e professor titular de Engenharia Química, na Universidade de Campinas (Unicamp), Saul D’Ávila, e da professora de Ciências Sociais da PUC-SP, Carla Cristina Garcia. O tema “Infância e Juventude” será abordado pelo professor associado de Relações Internacionais da PUC-SP, Roberto B. Dias da Silva e pelo educador social, Ricardo Carvalho. A definição do conceito de responsabilidade social foi feita pelo professor de pós-graduação em comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Gino Giacomini.
Ficha Técnica
Título: Inovação e responsabilidade social
Organizador: José Luís Solazzi
Nº de páginas: 150 páginas
Preço: R$20,00