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Inovação em época de crise

Autor: Jaques Grinberg Costa
Crise econômica no país, um mundo globalizado, produtos com diferenciais cada vez menos nítidos e preços parecidos, as empresas que inovam crescem. Os brasileiros são criativos, muitas ideia surgem diariamente, mas poucas nascem. Existem medos de expor novas ideias, medo das pessoas acharem a ideia ridícula ou algo parecido. Medo de algo que não existe, medo do que os outros irão pensar e comentar. Quantos produtos ou empresas que fazem sucesso surgiram de ideias que pareciam ridículas?
A desculpa atual é a crise econômica no país. Não é o momento para investir, de inovar e etc. Não é o momento para nada, mas é neste período que precisamos nadar para sair do lugar, para sair da crise. A crise gera oportunidades para quem sai da zona de conforto. Existe empresa concorrente que está ganhando dinheiro? Se sim, o que você, e só você, pode fazer de diferente para potencializar os resultados?
Recentemente estive com a minha esposa e uma prima em um restaurante na cidade de São Paulo, capital. Ao chegar, deixei o meu nome e número de celular para a lista de espera. Poucos segundos recebi uma mensagem de texto agradecendo a escolha pelo restaurante e que o tempo de espera seria de 45 minutos. Em menos de 10 minutos recebi outra mensagem de texto personalizada com o meu nome e informando que a nossa mesa já estava pronta. A sensação de compra neste restaurante foi diferenciada, o sistema de mensagens de texto é uma inovação. Prometeram 45 minutos e atenderam em menos de 10. Esta inovação é um diferencial competitivo, positivo, ou uma experiência de atendimento que gera uma grande satisfação nos clientes?
Quer inovar? Coloque em práticas estas sete dicas poderosas.
1 – Tenha uma mente aberta
Aceite novas ideias, ouça-as e avalie com calma, sem pressa. Novas ideias podem parecer idiotas, absurdas e caras para serem implantadas. As melhores inovações podem nascer de ideias idiotas, é preciso avaliar com tempo, foco, mente aberta e sempre que possível em grupo.
2 – Pense no “como” e não apenas “o que”
Pensar “o que” fazer é fácil. A grande dificuldade dos empreendedores é ter um time que apresente “como” fazer. Treinar e preparar os funcionários para pensarem na solução gera inovações e agilidade para resolver problemas. Toda vez que um funcionário expor um problema, o líder deve pedir uma ou duas soluções. Com o tempo, o time ao invés de trazer problemas irá trazer soluções. Com tantas “cabeças” pensantes, as empresas inovam e conseguem potencializar os seus resultados.
3 – Faça diferente para fazer a diferença
O nosso sonho é ter uma empresa que faz a diferença na vida dos clientes e dos funcionários. Para fazer a diferença é preciso fazer diferente, os clientes querem ao comprar receber uma experiência nova. No restaurante que eu estive recentemente, recebi uma experiência nova. Qual a sensação de um cliente ao finalizar uma compra na sua empresa? Se for nenhuma, inovar é questão de sobrevivência. Pense nisso!
4 – Acredite nos seus insights
Sabe aquele momento que você tem uma ideia e acha ótima? Poucos minutos depois já não lembra mais e tem a sensação que perdeu algo. E perdeu! Estas ideias devem ser anotadas, tenha sempre um papel e caneta pronta para anotar todos os pensamentos, todos, sem exceção.  Entendemos como insight, conhecimento, compreensão e intuição.
5- Invista tempo para pensar
O CEO da Ideo, Tim Brown, ficou famoso por tornar a empresa uma das dez mais inovadoras do mundo. Autor do livro Design Thinking publicado no Brasil pela editora Campus. O design thinking é uma metodologia com processos para aquisição de informações, resolver problemas, desenvolver soluções e inovações. Os resultados são potencializados quando o trabalho é em grupo, com a mente aberta, para gerar as melhores ideias.
6 – Foco nas soluções dos problemas dos clientes
Ajude os clientes a comprarem, não venda. Os clientes pesquisam e avaliam antes de comprar, com a internet nas mãos dos consumidores as informações são online. Dentro da sua empresa os clientes podem pesquisar preços e comparar produtos. A era dos vendedores que vendem acabou, os clientes querem Vendedores Coach, profissionais que ajudam o cliente a comprar o que deseja e precisa. Em fevereiro desde ano, lancei o livro 84 Perguntas que Vendem, perguntas que ajudam o vendedor a conhecer o cliente, levantar as suas necessidades e ainda ajudar o cliente a comprar o que ele quer e precisa.
7 – Relacionamento
Com produtos e serviços com diferenciais cada vez menos nítidos e preços parecidos, o relacionamento é a grande diferença entre as empresas. Ter um time que faz a diferença no relacionamento com os clientes é uma forma de maximizar o ticket médio por compra ou uma forma para fidelizar clientes?
O importante é ter uma empresa pronta para a crise, pronta para inovar e crescer. Quem aprende rende, quem rendeu aprendeu!
Jaques Grinberg Costa é coach de vendas

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