Uma pesquisa global encomendada pela Amdocs destaca a importância das operadoras em integrar as capacidades de cobrança e políticas de gerenciamento para habilitar as futuras estratégias de preço para serviços de dados. “Já que o trânsito de pacotes na rede está aumentando com a popularização de tablets e smartphones, podemos esperar que novos planos surjam no mercado”, afirma Ari Banerjee, analista sênior da Heavy Reading.
A pesquisa constatou que mais de 90% dos entrevistados planejam pacotes com novas linhas de negócios, tipos de consumidor e métodos de pagamento. Entre as formas de cobrança, 86% das operadoras querem ter pacotes do tipo “combo”; 82% querem planos de dados singulares para dispositivos móveis; e 67% planos de dados familiares.
Dos entrevistados, 85% veem a necessidade de integrar capacidades de cobrança e políticas de gerenciamento, o que irá permitir que as operadoras ofereçam melhor experiência ao consumidor baseada no tipo de dispositivo, status da rede, informações do cliente por todas as linhas de negócios, entre outros.
As estruturas de TI são vistas como um empecilho para o desenvolvimento no setor. Dos que já tentaram integrar os sistemas de cobrança e políticas de gerenciamento na base atual, 10% não tiveram sucesso. 80% não consideram que os sistemas de política de gestão existentes, implantados para apoiar os casos relacionados com a rede, podem suportar aplicações mais complexas como planos de dados através de múltiplas linhas de negócios, métodos de pagamentos e limites de despesas. Assim, 83% dos executivos dizem que seus departamentos de marketing estão questionando suas áreas de TI para implantarem planos inovadores.