Inteligência de negócios em construção



Tão falado nos últimos meses, o Big Data é consequência da evolução da tecnologia da informação, tendo como reflexos valor evidente para os negócios. Inclusive, de acordo com Fábio Elias, diretor de arquitetura de soluções de tecnologia da Oracle do Brasil, ele é o grande desafio que as empresas enfrentam nos dias atuais. “Elas precisam procurar cada vez mais soluções para armazenar e analisar o Big Data, com o intuito de aproveitar melhor as informações para aperfeiçoar os processos e ampliar os volumes de negócios”, conta o executivo, em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA. Ele acrescenta que, apesar de ser algo novo, as empresas já percebem que o Big Data pode trazer vantagens competitivas para as áreas de atendimento aos clientes, vendas e e-commerce, entre outras.

 

ClienteSA – O que é o Big Data?

Fábio Elias: É um conceito amplo relacionado ao grande volume de dados gerados diariamente por empresas, seja na forma estruturada nos sistemas tradicionais de gestão empresarial e de relacionamentos com os clientes ou não estruturada, provenientes, por exemplo, das redes sociais e dispositivos móveis, entre outras fontes. Este volume gigantesco de informações exige tecnologias especificas para o armazenamento, gestão e análise dos dados.

 

Se a empresa já possui soluções para tomada de decisão, por que deve investir em tecnologia de Big Data?

Porque as soluções tradicionais de tomada de decisão, como os sistemas de Data Warehouse e Data Marts, têm como fonte os sistemas tradicionais, como ERPs, CRMs e de Supply Chain, por exemplo, ou seja, analisam dados estruturados, com geração previsível em termos de volume e frequência de atualização. E é justamente nestes pontos que as soluções de Big Data fazem diferença. É o que chamamos de “três Vs”, que são o Volume da informação gerada, a Velocidade que chega e precisa ser processada e também na Variedade da sua estrutura, ou seja, em diferentes formatos e que possuem estrutura de dados não definidas, sofrendo mudanças constantes.

 

Como surgiu esse conceito?

O Big Data nasceu com as empresas de busca, que lidam com um enorme volume de informações desestruturadas para oferecer serviços aos seus usuários. A indústria tem se beneficiado deste aprendizado, inclusive com componentes importantes que a comunidade Open Source desenvolveu a partir de conhecimento adquirido com essas empresas e que hoje integram componentes do mapa de soluções associadas ao Big Data, como a linguagem Hadoop para organizar e filtrar os volumes por meio de técnicas de mapeamento.

 

Quais são os ganhos do uso dele na gestão de clientes?

O ganho, sem dúvida, é conhecer melhor o perfil e seu cliente, as áreas de interesse e principalmente como o cliente toma as decisões. Se tomarmos como exemplo a análise de navegação de um “site”, onde consigo determinar a navegação de um consumidor em analisar um produto “x” ou “y”.  Com isso, posso analisar on-line estas decisões e também efetuar recomendações no exato momento para influenciar o cliente a comprar um produto.

 

Como o atendimento pode melhorar a partir do Big Data?

É possível atender de maneira mais assertiva os consumidores e evitar repetições de perguntas, por meio do acesso de um ambiente com informações documentadas sobre o histórico de interações com a marca, dúvidas, comentários, reclamações e interações sociais diversas. O sucesso das iniciativas de Big Data não está apenas no armazenamento deste grande volume de dados ou na velocidade de processamento, mas sim na visão estratégica obtida, que pode ser utilizada para gerar inteligência de negócios, o que traz enormes vantagens competitivas.

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