O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir, com alta de 6,2% na comparação mensal, passando de 89,3 pontos em novembro para 94,8 pontos em dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve avanço de 11,4%, quando o índice marcava 85,1 pontos. O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.
Todos os sete itens analisados obtiveram aumento em dezembro, com destaque para Momento para duráveis, que registrou a maior elevação (20,2%), passando de 58,4 pontos em novembro para 70,2 pontos em dezembro. A assessoria econômica da entidade lembra que, mesmo com o bom resultado, o índice ainda está abaixo dos 100 pontos, ou seja, no grau de insatisfação. A Federação ressalta que o bom desempenho do item está relacionado à Black Friday, quando houve a oportunidade de compra de produtos como televisores, aparelhos de sons e telefones celulares por preços promocionais. No mês, foram 32% dos que responderam ser um bom momento para adquirir esses tipos de bens, contra 26,5% do mês anterior e 29,6% do visto há um ano.
De acordo com a pesquisa, a segunda maior elevação foi do item Perspectiva de consumo, que, em dezembro, cresceu 8,9% na comparação anual e 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 100,9 pontos. Segundo a Entidade, o item retornou ao patamar de satisfação após 11 meses. Atualmente, são 34,9% dos paulistanos que consideram que, nos próximos meses, o consumo de sua família e da população em geral tende a crescer em relação ao ano anterior. Há um ano, esse porcentual era de 29,6%.
O item Nível de consumo atual registrou a pior avaliação do ICF no mês, passando de 60,4 pontos de novembro para 62,6 pontos em dezembro, alta de 3,6%. Conforme a pesquisa, os paulistanos ainda estão bastante insatisfeitos com o seu consumo, visto que 52,7% dizem que estão gastando menos do no mesmo período do ano anterior. Na comparação com dezembro de 2017, houve um recuo de 4,7 pontos porcentuais.
Segundo a FecomercioSP, os aumentos da intenção de consumo e de bens duráveis estão relacionados à melhora da renda e do crédito. O item Renda atual voltou ao patamar de satisfação, ao atingir 101 pontos, alta mensal de 3,2%. Contudo, foi o momento de recebimento da parcela do décimo terceiro salário. O item Acesso a crédito passou dos 88,2 pontos em novembro para 91,3 pontos em dezembro, elevação de 3,5%. Houve redução da insatisfação, pois 39,8% responderam que está mais difícil a contração de empréstimo para compras a prazo – 4,9 pontos porcentuais abaixo do registrado em dezembro de 2017.
Outro destaque foi o item Perspectiva profissional, que registrou aumento de 4,7% e atingiu os 123,1 pontos, sendo o item com melhor avaliação do ICF no mês. De acordo com a Federação, esta é a maior pontuação desde abril de 2014, quando o item registrou 127,5 pontos. Foram 57,5% dos entrevistados que responderam que acham que o responsável pelo domicilio terá alguma melhoria profissional nos próximos seis meses, 6,8 pontos porcentuais a mais do que há um ano. Os paulistanos também estão se sentindo mais seguros nos seus empregos. O item Emprego atual subiu de 110 pontos em novembro para 114,6 pontos em dezembro, altas mensal de 4,2% e anual de 9,9%. Foram 35,2% dos entrevistados que responderam estar mais seguros nos seus atuais cargos em comparação ao mesmo período do ano passado. Há um ano o percentual foi de 30,6%.