Internet incrementa as vendas da Tecnisa

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Inovar faz parte do dia-a-dia da Tecnisa Engenharia, construtora nacional especializada em empreendimentos residenciais. E foi este o desafio recebido por Alejandro Dicovsky, gerente de e-business da empresa, contratado para implantar um novo meio de comunicação com clientes e prospects, gerando forte relacionamento e resultados.

E foi o que aconteceu. Há dois anos foi reestruturado o site da empresa, desenvolvido para atender um público exigente, que busca rapidez nas respostas e atendimento diferenciado. Aos canais tradicionais de atendimento, como telefone, fax e e-mail, foi somada a experiência e solução de chat da Direct Talk, para criar um relacionamento com o potencial cliente e agilizar o atendimento pré-venda.
Os resultados influenciaram diretamente no crescimento do volume total de vendas. Em 2002 foram vendidos 75 imóveis pela Internet, representando 12% do faturamento acumulado naquele ano, em 2003 foram 83 imóveis vendidos pela WEB, o que significou 18% do faturamento acumulado no período.
Além disso, o novo meio de comunicação gerou satisfação, já que 95% dos clientes atendidos via chat respondem estar totalmente satisfeitos. E foi via chat que, somente no ano passado, 16.150 potenciais clientes foram atendidos em tempo real, para esclarecer dúvidas e agendar visitas.
E para confirmar os resultados, a empresa já recebeu mais de cinco prêmios pela qualidade no atendimento ao cliente e pela estratégia de vendas via web. Para Alejandro Dicovsky, este é o resultado de um projeto que busca disponibilizar serviços e informações dos empreendimentos da empresa, mantendo a privacidade do cliente. “Pela Internet e, principalmente, pelo chat, o visitante consegue obter todas as informações que ele deseja, no momento que lhe for conveniente”, ressalta Dicovsky.

Além disso, o projeto primou pela humanização do atendimento. Através de um estudo sobre o perfil do cliente Tecnisa, foi criada uma personagem, a Camila Fernandes, analista de mercado, que interage com o internauta tornando o diálogo acolhedor. “O cliente tem a sensação de estar falando com uma pessoa conhecida e não com uma máquina”, comenta Daniela Schmitz, diretora de planejamento da Sociedade da Comunicação, empresa que gerencia o atendimento via chat e responsável pela criação das peças on-line da Tecnisa.

“Atendemos cerca de 150 pessoas por dia, durante os 7 dias da semana”, comenta Daniela que destaca a relação de parceria com a Direct Talk, como sendo o diferencial para poder trabalhar com tecnologia de ponta, suprindo todas as suas necessidades de forma personalizada. “A velocidade da Internet exige muita agilidade por parte do fornecedor da solução, para manter seu sistema sempre atualizado”, cita Daniela.