Empresas especializadas e associações descobrem o alcance e a força que a internet oferece na obtenção de informações (pesquisas) para auxílio em tomada de decisões. Com baixo custo de desenvolvimento e acesso, em relação às pesquisas impressas ou às realizadas pessoalmente, a internet permite que o usuário tenha um grau maior de interação e envolvimento, o que favorece as respostas qualitativas mais elaboradas.
“Existem metodologias e técnicas específicas para cada necessidade levantada, e as informações de uma pesquisa só podem aumentar a probabilidade de que as decisões tomadas servirão para melhorar a eficiência do programa de marketing da empresa”, comenta o diretor da Frontier – empresa de soluções completas em Internet –, Edson Barbieri.
Onde, então, os profissionais de marketing, que trabalham com planejamento estratégico, e os diretores, que necessitam de embasamento para enriquecer o processo decisório, podem recorrer? Segundo Barbieri, a internet vem conseguindo um papel importante na coleta de dados por dois motivos: pela abrangência e pela relação custo/benefício. Por isso, as pesquisas on-line deixaram de ser tratadas como canais alternativos na coleta de informações para se tornarem ferramentas complementares nestes processos.
“Aliar a interatividade da web com os meios já consolidados, como grupos de foco, correio, telefone e mídia impressa, traz vantagens significativas para a empresa. Em alguns casos, pelo público que se quer atingir, as pesquisas on-line já estão sendo utilizadas como única forma de coleta de informações. E o que se pode notar é que, onde o acesso à internet já está disseminado, os profissionais preferem responder às pesquisas via web em vez de usar os meios convencionais”, explica.