Investindo no próprio negócio

0
0



Todos os pequenos e médios empresários brasileiros precisam de crédito para o negócio, mas apenas uma parte deles buscam recursos junto ao mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 57% das empresas estudadas procuram financiamento bancário, enquanto 22% são tomadoras efetivas de crédito.

 

Para a Aceb – Associação Empresarial Comercial do Brasil, o atual cenário econômico mudou a maneira de as instituições financeiras enxergarem os micro e pequenos empresários e isso facilitou a confiança na hora de oferecer créditos ao setor. “Antes, o foco principal de créditos bancários eram as pessoas físicas e aos grandes empresários. Já nos últimos dois anos, tantos os bancos públicos como os privados, passaram a olhar com outros olhos as micro e pequenas empresas”, explica Fabrizio Quirino, gestor de comunicação e marketing da Aceb.

 

O crescimento nesse mercado aconteceu devido à queda na participação dos bancos nacionais nos financiamentos de grandes empresas, que preferiram buscar crédito no exterior. Já no que diz respeito às pessoas físicas, ainda era muito arriscado por conta do grande número de inadimplências.