Invisível na forma



Cloud computing deixou de ser um mistério. A Salesforce.com, empresa de desenvolvimento de ferramentas de CRM e softwares sob demanda, apresenta ao mercado uma nova plataforma de computação na nuvem. Três conceitos a definem: zero, um e infinito. Zero demonstra o principal desejo dos clientes, que é não ter a necessidade de abrigar a infraestrutura da solução e não ser seu provedor. Um significa a ligação full time com as oportunidades do mercado, sem a necessidade de realização de constantes atualizações do software. “Pesquisas mostram que apenas 1/3 dos clientes possuem a versão mais atualizada do software que utilizam, o que descarta os 2/3 restantes de várias oportunidades de negócios”, declara Peter Coffee, diretor da plataforma de investigação Salesforce.com. O conceito de infinito, por outro lado, refere-se aos benefícios oferecidos pelo modelo de cloud computing.

 

Os clientes podem utilizar a base de dados própria. Um exemplo dado por Coffee revela que a própria Petrobras, interessada no modelo de cloud computing da Salesforce, recebeu em duas semanas o serviço. E a partir de um investimento de US$ 50 mil a empresa cresceu sua receita cerca de 83%. “Não existe nenhuma categoria da economia que não use a nuvem”, afirma. Como a plataforma oferece uma maneira direta de fazer as operações, com a manutenção de qualidade de dados direto no aplicativo, o modelo é válido para todos os segmentos.

 

“Mais do que tecnologia, o cloud computing está construindo uma cultura diferente em relacionamento com o cliente, já que diminui muito a escala de tempo do negócio”, argumenta Patrícia Rozenbojm, presidente da consultoria em gestão de negócios TOPi, parceira da Salesforce na gestão de relacionamento com o cliente.

 

Seguindo a tendência do mercado acerca das redes sociais, o Salesforce Chatter, aplicativo de colaboração em tempo real, possibilita a formação de grupos em torno das oportunidades de negócios, construindo comunidades de parceiros e clientes. A ferramenta monitora o que se diz a respeito das organizações na Internet. Além disso, a tecnologia permite que o próprio sistema detecte problemas, erros ou alterações nos dados dos clientes e comunique-os.

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