IoT na mira dos varejistas

0
2
A maioria dos varejistas vão investir em tecnologias de Internet das Coisas (IoT)  para melhorar a experiência do cliente. É o que revela o Estudo Sobre Indústria do Varejo´ 2017, realizado pela Zebra Technologies Corporation. A pesquisa analisa as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da indústria de varejo global e aprimorando a experiência de compra. O levantamento mostrou que quase 70% dos entrevistados, responsáveis por tomadas de decisão no varejo, estão prontos para adotar a IoT, e 65% planejam investir em tecnologias de automação para garantir a gestão de estoques e a conformidade até 2021.
O estudo aponta também que o crescimento contínuo das compras on-line desafiará os varejistas a oferecer níveis inéditos de conveniência para ajudar na fidelização dos clientes. Até 2021, 65% planejam explorar serviços inovadores de entrega, tais como as feitas em locais de trabalho, casas e até mesmo em carros estacionados.
Além disso, até 2021, cerca de 80% dos varejistas serão capazes de personalizar a visita dos clientes às suas lojas – por exemplo, a maioria deles saberá quando um determinado cliente estará dentro da loja. Isso será viabilizado por meio de tecnologias como as de microlocalização, permitindo capturar mais dados com precisão e ter mais conhecimento sobre os clientes. Os varejistas também estão buscando criar uma experiência de compra livre de problemas, com 78% deles reportando que é importante ou essencial para os negócios integrar comércio eletrônico e experiências nas lojas.
Ainda de acordo com o estudo, 73% dos varejistas classificam a gestão de Big Data como importante ou essencial para suas operações. Pelo menos 75% deles preveem que vão investir em recursos preditivos e de análise até 2021 para prevenir prejuízos, otimizar preços e também desenvolver capacidade de análise de câmeras e vídeo para fins operacionais e para melhorar a experiência geral dos clientes. O levantamento ainda aponta que 57% dos varejistas acreditam que a automação vai moldar a indústria até 2021 – ajudando-os a empacotar e despachar pedidos, rastrear mercadorias, controlar os níveis dos estoques nas lojas e auxiliando os clientes a encontrar itens.
“Desde corredores nas lojas até almoxarifados e prateleiras, os varejistas estão promovendo essas mudanças em uma disputa para melhor servir os clientes”, comenta o country-manager da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira. “O estudo demonstrou que os varejistas estão preparados para atender e superar as expectativas dos clientes com novos níveis de personalização, rapidez e conveniência”, completa.