O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

ISO 9000 agora exige avaliações de satisfação do cliente

No final do ano 2000, diversas regras para a obtenção do certificado ISO 9000 foram alteradas, exigindo que as empresas já certificadas iniciassem processos de readaptação. A companhia que não estiver em dia com as regulamentações da NBR ISO 9000:2000 até dezembro de 2003, perderá a certificação. Uma das novas exigências é a realização periódica de avaliações de satisfação do cliente. Esse requisito é um dos instrumentos que medirá – de forma efetiva – a qualidade final de produtos e serviços fornecidos pelas empresas certificadas. Isso faz com que a série NBR ISO 9000:2000 adquira status de gestão da qualidade e não mais de garantia de qualidade.

Na prática, as companhias têm até o final deste ano para iniciar a implantação das mudanças em seus processos produtivos. O tempo médio para a readaptação de uma empresa às novas normas é de 10 meses. Para dinamizar esse processo de transição, a Target, em parceria com a MDJ Consultores Associados, desenvolveu um programa de consultoria para as companhias que necessitam realizar as modificações exigidas por esta série. O programa de consultoria divide-se em dois módulos: treinamento para grupos de até 10 empresas e prestação de consultoria individual para cada organização (visitas técnicas e auditoria). A metodologia do trabalho utiliza a estrutura do próprio cliente para a aplicação dos conhecimentos técnicos.

Ao final do processo de readaptação, os clientes terão direito à auditoria para verificar a implantação e conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, sua adequação à norma NBR ISO 9001/2000. Feita a auditoria e sanadas as pendências nos processos da companhia, o sistema fica disponível para o processo de certificação pelos órgãos credenciados.

Para orientar as empresas sobre o processo de readequação à nova norma, a Target e a MDJ realizarão o workshop “NBR ISO 9001:2000”, nos dias 26 de abril e 10 de maio, em São Paulo, às 14h30, na Sala Prof. Ademaro Cotrim – Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 75, cj. 12. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5641 4655, ramal 54. Esse workshop abordará temas como as dificuldades e vantagens da versão 2000 das normas ISO 9000, o processo de transição para as empresas já certificadas e as vantagens da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima