Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

ISO 9000 agora exige avaliações de satisfação do cliente

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

No final do ano 2000, diversas regras para a obtenção do certificado ISO 9000 foram alteradas, exigindo que as empresas já certificadas iniciassem processos de readaptação. A companhia que não estiver em dia com as regulamentações da NBR ISO 9000:2000 até dezembro de 2003, perderá a certificação. Uma das novas exigências é a realização periódica de avaliações de satisfação do cliente. Esse requisito é um dos instrumentos que medirá – de forma efetiva – a qualidade final de produtos e serviços fornecidos pelas empresas certificadas. Isso faz com que a série NBR ISO 9000:2000 adquira status de gestão da qualidade e não mais de garantia de qualidade.

Na prática, as companhias têm até o final deste ano para iniciar a implantação das mudanças em seus processos produtivos. O tempo médio para a readaptação de uma empresa às novas normas é de 10 meses. Para dinamizar esse processo de transição, a Target, em parceria com a MDJ Consultores Associados, desenvolveu um programa de consultoria para as companhias que necessitam realizar as modificações exigidas por esta série. O programa de consultoria divide-se em dois módulos: treinamento para grupos de até 10 empresas e prestação de consultoria individual para cada organização (visitas técnicas e auditoria). A metodologia do trabalho utiliza a estrutura do próprio cliente para a aplicação dos conhecimentos técnicos.

Ao final do processo de readaptação, os clientes terão direito à auditoria para verificar a implantação e conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, sua adequação à norma NBR ISO 9001/2000. Feita a auditoria e sanadas as pendências nos processos da companhia, o sistema fica disponível para o processo de certificação pelos órgãos credenciados.

Para orientar as empresas sobre o processo de readequação à nova norma, a Target e a MDJ realizarão o workshop “NBR ISO 9001:2000”, nos dias 26 de abril e 10 de maio, em São Paulo, às 14h30, na Sala Prof. Ademaro Cotrim – Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 75, cj. 12. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5641 4655, ramal 54. Esse workshop abordará temas como as dificuldades e vantagens da versão 2000 das normas ISO 9000, o processo de transição para as empresas já certificadas e as vantagens da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima