A Associação Brasileira de Anunciantes, ABA, por deliberação de seu Conselho Superior, elegeu João Branco, diretor de marketing do McDonald´s e atual Conselheiro da ABA, como o novo presidente da entidade. O executivo assume o cargo inicialmente pelo período de 15 de agosto de 2017 a março de 2018, em substituição à Juliana Nunes, que renunciou à função em junho deste ano. Novas eleições para a gestão 2018-2020 devem acontecer em março de 2018.
“Assumir a presidência da ABA é uma oportunidade estimulante e desafiadora. Ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade em dar sequência ao trabalho sério e competente que vem sendo desenvolvido pela entidade. Contarei, para isso, com o importante suporte do Conselho Superior, Diretoria Nacional, Comitês e GTs, e de um eficiente corpo executivo, na implementação das propostas e estratégias de atuação definidas, além dos associados e parceiros que contribuem para conquistarmos resultados relevantes para o mercado e a sociedade”, afirma Branco.
O executivo é formado em Administração pela USP, tem MBA em Marketing pela ESPM, MBA em Business pela FGV e especializações no exterior (Wharton e IAE). Além disso, possui 18 anos de experiência em grandes empresas como P&G e McDonald´s, onde atua como Diretor de Marketing desde 2014. Sua chegada à presidência reitera as conformidades da Associação ao Estatuto e a plena conexão de executivos de empresas anunciantes com toda a cadeia produtiva do marketing e comunicação, estimulando a autorregulação da propaganda.
Além da nomeação de Branco, a ABA deliberou que Sergio Pompílio, VP Jurídico e de Assuntos Corporativos da Johnson & Johnson, deixará a sua posição de 1º Vice Presidente da atual Diretoria Nacional da ABA para, em conjunto com o João Campos, assumir a posição de Co-Presidente do Conselho Superior. Sandra Martinelli permanece como Presidente Executiva da entidade, assim como os outros membros da Diretoria e Conselho.