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Jornada de compra do e-consumidor

Quem são os consumidores digitais? Como se comportam? O que pensam? O que desejam? O que buscam? Essas perguntas podem ser desafiantes de responder. Sejam as lojas, sejam os profissionais de marketing, esses questionamentos rondam suas cabeças nas estratégias para aumentar vendas. Justamente para atender esse anseio, o Opinion Box, empresa de soluções digitais em pesquisas de mercado e opinião, e a Buscar ID, empresa de marketing digital especializada em análise de dados, apresentam o e-book “Jornada de Compra do E-Consumidor”.
 
“O material é o resultado de uma importante e relevante pesquisa, que mapeou toda a jornada de compra do e-consumidor, desde o primeiro passo que eles tomam para iniciar uma pesquisa online até o momento final da compra, passando por pontos importantes como os dispositivos mais utilizados, os canais mais confiáveis, as formas de pagamento preferidas e os principais problemas enfrentados no processo”, explica Christian Reed, CEO do Opinion Box.
 
A pesquisa foi realizada com 1.075 internautas de todas as regiões do país, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. Para responder ao questionário, era necessário ter realizado pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Entre as descobertas da pesquisa, constatou-se que seis em cada 10 internautas começam suas pesquisas pelo Google. E 58% visitam de 2 a 5 sites antes de concluir a compra. Esses números apresentam diferença de acordo com a classe social e o perfil de compra do usuário: quem faz mais compras costuma pesquisar mais do que quem compra menos, por exemplo.
 
Os resultados foram compilados em um material que apresenta 45 páginas de gráficos, dados e análises. Além dos resultados gerais, o material oferece também as informações segmentadas por sexo, idade, classe social e hábito de compra. “Queremos oferecer insights para que as marcas possam tomar decisões estratégicas e traçar planejamentos de marketing digital baseados em dados e na opinião dos consumidores”, avalia Rodrigo Nascimento, CEO da Buscar ID.
 
O material é dividido em três partes principais. Na primeira, estuda-se o comportamento de compra do e-consumidor. Assim, o relatório apresenta números interessantes, como a quantidade de compras online realizadas, as formas de pagamento, as categorias mais compradas e os dispositivos utilizados. Um dado que chama muito atenção nesse capítulo é que mais da metade dos respondentes afirmaram que nunca tiveram nenhum problema realizando compras online. Entre os que já enfrentaram dificuldades, os dois problemas mais citados foram a indisponibilidade do produto e o prazo de entrega.
 
Em uma segunda parte, a pesquisa explora a jornada de compra dos e-consumidores. Aqui, procura-se entender como os eles pesquisam produtos online, quais canais mais utilizam e o que acham de alguns recursos amplamente utilizados pelas empresas de e-commerce, como e-mail marketing, anúncios em redes sociais e remarketing. Descobriu-se, por exemplo, que 37% afirmam comprar frequentemente ou às vezes após clicar em uma oferta ou promoção recebida por email.
 
Na última parte, analisa-se a diferença entre o consumidor online frequente e o esporádico. A diferença de comportamento dos dois grupos é notável. Os consumidores frequentes, por exemplo, monitoram muito mais os preços dos produtos que vão comprar do que os consumidores esporádicos.
 
Serviço
“Jornada de Compra do E-Consumidor”
Autoria: Opinion Box e Buscar ID
Link: http://materiais.opinionbox.com/ebook-jornada-de-compra

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