Kaiser terceiriza o RH

0
16

A Cervejaria Kaiser, dona de uma folha de pagamento de mais de 3.200 funcionários distribuídos, por dez unidades em todo o Brasil, costumava ter uma tarefa trabalhosa todos os meses, ao processar a folha de pagamento. Ao optar pela terceirização de todas as atividades operacionais do departamento de Recursos Humanos, a companhia iniciou um trabalho de BPO (Business Process Outsourcing), contratando a Holomática, maior empresa em outsourcing de RH 100% nacional, localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, no final de 2003. Poucos meses depois, a empresa já consegue medir os efeitos da mudança, que proporcionou uma economia de cerca de 20% nos custos do departamento.
Para executar o trabalho para a Kaiser, a Holomática tem uma equipe de 17 pessoas alocada dentro da cervejaria, que se responsabiliza por todo o processamento da folha de pagamento, utilizando um software fornecido pela RM Sistemas. Além disso, a empresa realiza também os processos de conciliação contábil, admissão, férias e pagadoria, práticas que costumam tomar tempo e mão de obra das empresas.

De acordo com o gerente de administração de Recursos Humanos da Kaiser, Artur Pereira, as vantagens da terceirização vão além das financeiras. “Hoje não precisamos nos preocupar com esses processos de Recursos Humanos, e temos mais tempo útil para desenvolvermos atividades mais importantes para os negócios da empresa”, explica.
O ganho em termos de agilidade também fez a diferença na hora de comprovar se o outsourcing realmente vale à pena. Antes de optar pelo trabalho com a Holomática, a folha de pagamento da Kaiser demorava cerca de duas horas para ser processada, tempo que foi reduzido para 40 minutos, já que cada contra-cheque é processado automaticamente. A conciliação contábil da empresa, que antes demorava cerca de 30 dias para ser feita, hoje não demora mais do que dez dias.
“Além da redução de custos, ganhamos mais velocidade e transparência em todos os processos. Quando começamos o trabalho com a Holomática, a empresa tinha pouco mais de dois mil funcionários. Mesmo com todo o crescimento do quadro, ainda assim ganhamos tempo”, explica o gerente.