Kallan Modas implementa ferramenta de BI

0
0


A Kallan Modas, tradicional rede varejista de calçados e complementos, presente no estado de São Paulo há 26 anos e hoje com 21 lojas, acaba de fechar contrato com a MicroStrategy Brasil. O projeto de Business Intelligence entra em operação já em abril com 12 usuários, entre diretores e a área comercial, e terá o objetivo principal de suportar o compartilhamento de informações estratégicas por toda a companhia. A intenção da Kallan é que, até o final de 2007, a empresa amplie a utilização para 80 usuários, incluindo os gerentes das lojas.

Mesmo sendo uma empresa de médio porte, com aproximadamente 400 funcionários, a Kallan Modas avaliou que o investimento em BI, mais normalmente associado a empresas de maior tamanho, é indispensável. “Até agora, nossos relatórios eram realizados em planilhas Excel, e por isso muito demorados e com informações engessadas”, afirma Carlos Almeida, gerente de TI da empresa. “Cada mudança demandava um novo relatório e isso acabava por sobrecarregar a equipe de TI”, completa. O projeto de BI foi desenvolvido com o apoio da consultoria MicroStrategy e permitirá mais agilidade na criação de relatórios gerenciais e conseqüentemente na tomada de decisões.

“O setor de moda é muito sensível à sazonalidade e às próprias tendências de moda. Nem todos os produtos comercializados se repetem nas estações. Com o uso do BI, será possível cruzar dados de vendas com os períodos sazonais e desta forma medir a performance de uma família de produtos e melhor administrar as compras e o estoque das lojas”, explica Almeida. A expectativa é que cada executivo determine os próprios indicadores e filtros e gere rapidamente os relatórios com alto nível de detalhamento.

Outra função do BI será ajudar a determinar o perfil de cada loja. Cruzando este perfil com os dados de vendas, será possível planejar melhor o lançamento de novos produtos, assim como a recolocação de produtos antigos. O CRM da empresa também será incrementado com o uso da solução MicroStrategy. A Kallan pretende iniciar o trabalho de carga dos dados dos clientes para o banco de dados ainda nesse ano. A etapa seguinte será o planejamento de algumas ações com os clientes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO valor que o endomarketing agrega
Próximo artigoSeleção em callcenter