Lachmann agiliza atendimento com CRM

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Acompanhar o que acontecia nas cinco empresas. Esse foi o objetivo do grupo Lachmann quando adotou um CRM, da W IT Solutions, empresa de soluções de mobilidade. Com a ferramenta, o grupo conquistou total integração dos processos de negócios nas cinco empresas que oferecem serviços de logística, administração de processos de importação e exportação, agenciamento comercial e portuário, corretagem de cargas, armazenagem, consultoria e transporte marítimo de granéis líquidos e de carga geral. Além disso, obteve mais agilidade no atendimento aos clientes.

A partir da adoção do W ITS CRM, a Lachmann passou a ter uma melhor gestão automatizada e acompanhamento da performance do processo de vendas. O controle vai desde o lead, passando pelo prospect, até o comprometimento e fechamento com o cliente. Tudo isso numa única plataforma web. O sistema é utilizado por toda estrutura de business que envolve as negociações. O presidente participa ativamente, como usuário ou também no monitoramento e gestão dos negócios em andamento em todo grupo.

Para implantação da solução foi designada uma equipe interna formada pelo gerente de TI, um gerente de projetos PMP, e um analista de negócios, sendo o patrocinador do projeto o diretor de Vendas. Após todo o levantamento dos processos, foram disponibilizados pela W IT Solutions protótipos dos produtos, que eram validados. Com isso a Lachmann treinava os usuários e implantava a solução.

A empresa ainda está no processo de análise dos resultados. Mas, para o coordenador do Projeto CRM, Luís Ricardo Leal, depois da implantação do CRM da W ITS já ocorreram mudanças positivas. “Podemos afirmar que melhoramos o tempo de resposta às solicitações das cotações dos clientes e estamos em processo de extinção dos controles paralelos de performance das equipes de vendas, entre outros”, comenta.

Como benefícios, a solução já disponibilizou para a Lachmann um melhor controle e visibilidade nos processos de captação de oportunidades, envio de propostas; maior gestão do relacionamento com os clientes; aprimoramento no gerenciamento das equipes de vendas e na base corporativa de conhecimento comercial.