Os moradores de Lagoa Santa, cidade localizada perto de Belo Horizonte (MG), têm mais um motivo para comemorar a chegada de 2008. Com um projeto desenvolvido pela Damovo do Brasil, o município está pronto para o futuro, pois passou a contar com uma infra-estrutura de banda larga de 6 Mbps em cada escola e posto de saúde. Além disso, o acesso à Internet tornou-se possível de qualquer ponto da cidade, por meio da tecnologia wireless, sendo que a infra-estrutura já está preparada para suportar um grande crescimento do número de acessos.
A prefeitura de Lagoa Santa decidiu investir em inovação tecnológica para atender o crescimento do município que, hoje, tem 50 mil habitantes. A cidade possui escolas e postos de saúde em todos os bairros e está se tornando a primeira “cidade 100% digital” do estado de Minas Gerais, cujo projeto estará totalmente implantado este mês. “A prefeitura tem várias unidades e precisava de um sistema que as integrasse, aumentasse a eficiência de gestão e facilitasse as relações com a população. Constatamos que tornar Lagoa Santa uma cidade digital seria viável, além de representar um investimento nos moradores”, comenta Rogério Avelar, prefeito de Lagoa Santa.
Na Secretaria de Administração da Prefeitura de Lagoa Santa, onde havia demanda por mais banda, foi feita uma cobertura pré-WiMAX com equipamentos Breeze Access VL da Alvarion, sendo duas estações rádio-base com sete setores, que totalizam um backbone de 378 Mbps. Nas escolas e postos de saúde, foram instalados equipamentos de 6 Mbps e 54 Mbps. Dentro das instituições de ensino, a Internet é distribuída via Wi-Fi, o que dispensa investimentos em cabeamento e beneficia as famílias que moram nas proximidades e desejam acessá-la. Futuramente, está planejada a implantação de câmeras nas escolas para vigilância em tempo real das instalações e para segurança dos alunos.
O sistema de telefonia implantado pela Damovo, com o apoio do distribuidor regional Telealpha, foi baseado na solução IP MX-ONE da Ericsson, que possibilitou a construção de uma infra-estrutura única e integrada. A nova configuração otimiza ligações e aumenta o controle de custos, permitindo uma redução brutal de custos com telefonia, além de permitir a implantação de linhas telefônicas em todas as escolas, postos de saúde e quaisquer outros pontos da prefeitura. Hoje, unidades da prefeitura com até 30 quilômetros de distância entre elas estão interligadas. No total, são 60 pontos interligados, entre escolas, postos de saúde e unidades da prefeitura, sendo que a previsão do projeto é de ligar até três mil pontos.