A decisão na hora de finalizar o pedido em uma loja virtual é um dos momentos mais importantes do processo de compra. Buscando entender cada vez mais o comportamento do e-consumidor, a E-bit realizou levantamento sobre o intervalo de tempo em que os e-consumidores buscam um produto, até o momento em que finalizam a compra, além dos motivadores de compra por renda. Mais da metade dos consumidores usaram os comparadores de preço Buscapé ou Bondfaro para Eletrodomésticos, Informática, Eletrônicos e Telefonia, compram até um dia após a pesquisa, e aproximadamente, 75% compram em até uma semana, segundo o estudo.
“A latência de compra dos e-consumidores é algo muito interessante de ser observada já que, uma vez identificada, é possível traçar estratégias direcionadas para os diferentes perfis de compradores”, analisa Cris Rother, diretora de negócios da e-bit. Ainda de acordo com a executiva, “esse tipo de levantamento torna possível traçar o perfil de compra e o impulso dos compradores virtuais, principalmente no que diz respeito ao amadurecimento da decisão de compra.” Analisando as comparações de preços realizadas no Buscapé, de uma forma geral, para todas as categorias, é possível concluir que 67% das compras são realizadas em no máximo três dias após a pesquisa.
No que diz respeito aos motivadores que levaram os consumidores a realizarem as compras, o material apontou que, de uma forma geral, os compradores de menor renda são proporcionalmente mais motivados por: TV, anúncios e reportagens em jornais e revistas, catálogos impressos e consultor ou representante da loja. Em contrapartida, os de maior renda são mais motivados por comparadores de preços, listas de casamento, portais e sites do fabricante. “Isso mostra, principalmente, a maior confiança e maturidade das pessoas de renda superior ao procurarem esses tipos de motivadores para realizarem suas compras. Já os consumidores de menor renda ainda se baseiam em métodos mais tradicionais e menos peculiares”, explica Rother.