A Unilever conquistou pelo quarto ano consecutivo o primeiro lugar no estudo Sustainability Leaders Report, um ranking global de sustentabilidade realizado pela Globescan and SustainAbility. Além disso, a companhia subiu oito pontos no ranking de empresas líderes em sustentabilidade em relação ao ano passado. Empresas como Interface, Marks&Spencer, Nestlé, Natura, Nike, GE, Walmart e Puma ocupam os 10 primeiros lugares do estudo.
A pesquisa contou com a participação de 887 stakeholders de diferentes setores, em 87 países, entre funcionários de governos, membros de ONGs, profissionais do mundo corporativo, acadêmicos e influenciadores de meios de comunicação. Do total dos entrevistados, 86 são da América Latina, 258 de América do Norte e 348 da Europa. Os outros 195 estão distribuídos entre Ásia, Oceania e África. Os especialistas que participaram do estudo destacam como fatores-chave a integração da sustentabilidade nas organizações, a capacidade para gerenciar e superar obstáculos e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, entre outras variáveis. O ponto mais valorizado é o compromisso da companhia com a sustentabilidade.
Em 2010, a Unilever lançou seu Plano de Sustentabilidade e uma meta global ambiciosa: dobrar de tamanho até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. O Plano é baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos – da matéria-prima até o consumo e pós-consumo.