Ligações patrocinadas

0
2



O Grupo Wertt, de São Paulo, está lançando este mês em Londrina, no Paraná, um serviço de ligações de telefonia celular ´patrocinadas´, de acordo com o G1. Denominado Freakom, o serviço funciona da seguinte maneira: o anunciante compra um pacote de minutos de ligações que patrocinará. O usuário do serviço liga, digita um código de acesso, ouve a mensagem e tem o próximo minuto para falar de graça. Não há necessidade de cadastro ou assinatura de serviço.

 

Em Londrina, a Wertt já fez uma primeira rodada ´piloto´ com mensagens de Natal. A Sercomtel informou ao G1 que a parceria foi fechada e que aguarda o início das operações comerciais. De acordo com a empresa que idealizou o serviço, isso deve ocorrer até o fim deste mês. A Wertt, que diz ter a patente do produto, informa estar em negociações para fechar o serviço com as grandes operadoras de telefonia do Brasil.

 

Em um primeiro momento, porém, as mensagens estarão disponíveis apenas para celulares pré-pagos da Sercomtel, com destino para linhas da mesma operadora. “Primeiro as pessoas poderão fazer a ligação do pré-pago para o pré-pago; depois do pré-pago para o pós-pago; e do pré-pago para o fixo”, informa o executivo, lembrando que, ao longo do tempo, o ´mundo ideal´ é que as ligações possam ser feitas entre diferentes operadoras.

 

A Wertt definiu que os spots, que seguem os mesmos conceitos que as propagandas de rádio, podem ter de 5 a 26 segundos de duração. Depois disso, segue-se um minuto de ligação gratuita para o ouvinte. Aos 50 segundos, o ´ouvinte´ recebe um aviso sonoro de que o tempo está se esgotando, para poder finalizar a ligação.

 

Os anunciantes podem definir um limite para que cada usuário ouça a mensagem, conforme suas necessidades. Da mesma forma, poderão acompanhar em tempo real o resultado das ações; se a empresa quiser, poderá mudar a peça publicitária usada caso achar que o resultado não está a contento. No início, a grade das peças publicitárias será definida por horário, como ocorre nas mídias tradicionais, como rádio e televisão. Entretanto, com o desenvolvimento do serviço e promoções especiais que incentivam o cadastro dos clientes no sistema da empresa, os anunciantes poderão direcionar suas mídias de forma mais específica, conforme o perfil do cliente.