Lucent faz balanço de seu apoio a projetos sociais

0
16

A Lucent Technologies anunciou a consolidação dos resultados de seu apoio a projetos sociais realizados em 2003, em parceria com as instituições International Youth Foundation, Abrinq e Associação Hope Unlimited do Brasil (AHUB). Neste último ano, a Lucent investiu mais de R$ 1,2 milhão em projetos sociais no Brasil, que beneficiaram mais de 1.500 pessoas em mais de 17 instituições, para fortalecer seu compromisso com a comunidade local, principalmente em Campinas (SP).
O incentivo a uma banda de percussão composta por 25 jovens, que vivem em situação de risco social da região de Campinas, é um dos frutos de projetos beneficiados pela empresa no ano passado. Esse e outros grupos formaram-se a partir do programa “Geração Jovem” – projetos sociais apoiados pela Lucent, criado para o desenvolvimento e aprimoramento da educação e cultura de meninos e meninas com idade entre 12 e 18 anos, que beneficia 15 projetos sociais em São Paulo e Campinas. O “Geração Jovem” visa contribuir para a ampliação do universo cultural dos jovens apoiando-os em diversas atividades relacionadas às artes, pluralidade cultural, memória e história, além de trazê-los mais próximos às questões de saúde e meio ambiente.
A mais recente ação social promovida pela Lucent este ano, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), através do Multilateral Investment Fund (MIF), foi o Projeto Trampolim – “Um salto para o novo mercado de trabalho”, que teve início em setembro de 2003. O projeto visa aumentar as oportunidades de trabalho dos jovens em situação de risco social de Campinas. Através de cursos profissionalizantes, desenvolve habilidades e conhecimento na área de tecnologia da informação.
A primeira fase do projeto, que também conta com a parceria da International Youth Foundation (IYF) e da Associação Hope Unlimited do Brasil (AHUB), formará em junho de 2004, cerca de 80 jovens de 16 a 18 anos das instituições Cidade dos Meninos e Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia (CCJSL), ambas em Campinas. A segunda turma do programa tem início em fevereiro e já registra altos índices de procura. “São mais de três inscritos concorrendo por uma vaga”.
Com relação ao meio ambiente, a empresa foi premiada, ano passado, pela revista Info Exame (Editora Abril), na categoria de melhor empresa em Ecologia, do setor de Tecnologia. A empresa mantém parcerias com empresas da região de Campinas, certificadas e especializadas na reciclagem de resíduos. A Lucent também é reconhecida por promover ações de voluntariado na empresa. Só em 2003, mais de 10 projetos foram atendidos pelo Hisbra, beneficiando mais de 500 pessoas. Entre as ações desempenhadas podemos citar: Campanha do Agasalho (200 peças), Campanha de arrecadação de cobertores (400 cobertores); Campanha Carteiro Solidário (26 toneladas de alimentos) e a Campanha de arrecadação de Livros.