Estar nas redes sociais não é mais uma decisão da empresa, é uma necessidade. Mesmo que ela não tenha uma página em determinada rede, os clientes estarão falando dela. Em um mercado tão competitivo, acompanhar essa tendência é importante para criar uma boa relação com o consumidor. Mas, a realidade exige uma atenção maior com o que é postado pelas empresas nesses meios. Segundo Bruno Maletta, diretor da M.Sense, uma dica é tomar cuidado para não encher a página apenas com publicidade. “O que as pessoas não querem é ser bombardeada de propagandas sem que tenham algum benefício funcional (uma informação útil, um desconto, algo que seja interessante). Então, a primeira coisa é entender seu cliente para começar a traçar sua estratégia de conteúdo e relacionamento nas redes sociais”, diz.
Para não confundir publicidade e conteúdo realmente relevante, é importante conhecer e escutar o que o cliente deseja da marca, segundo Bruno. “Num mercado tão competitivo atualmente, ter boa relação com os consumidores pode ser um diferencial grande. Primeiramente, a empresa deve conhecer com quem está falando e entender o que ele espera do relacionamento neste canal”. O diretor acrescenta que a postura da marca nas redes sociais pode determinar o comportamento do cliente. “Por exemplo, os bancos possuem tantas reclamações ou mais nas vias oficiais (Procon, juizados especiais) mas conseguem manter um diálogo completamente diferente com seus clientes pelas redes sociais. Isso é fruto do conteúdo e da estratégia de atuação digital de cada marca”, explica.
Além de conhecer o consumidor para ser assertivo, Bruno acrescenta que é importante acompanhar alguns pontos, como quantidade de postagens, compartilhamento, quantidade de fãs, grau de interação etc. Através dessas métricas e pesquisa que mensurem o grau de satisfação da marca, as empresas podem analisar se estão atingindo o objetivo, o que têm que mudar nas estratégias ou não. “A qualidade do conteúdo é o que fará com que o leitor se identifique e frequente seu site, blog ou página. É importante ressaltar que a melhor forma de mensurar se estão cumprindo o objetivo, é através da interatividade e não da quantidade de fãs. Você pode ter um grupo menor de consumidores, mas muito engajados com seu discurso”, conclui.